"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18852

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Demerson Soares Mariano
Orientador BETHANIA MEDEIROS GEREMIAS
Título Diálogos entre saberes científicos e cotidianos: abordagem de conteúdos envolvendo a química dos cabelos com estudantes do ensino médio e profissionais cabeleireiros
Resumo Abordagens de ensino que privilegiam a simples transmissão-recepção do conhecimento científico pelos estudantes, os colocam numa posição de completa passividade frente o conhecimento, do mesmo modo que apresentam o conteúdo a ser trabalhado de forma descontextualizada e acrítica. Tal modelo formativo/educativo favorece a memorização de informações, sem a compreensão do seu significado e, sobretudo, da importância da Ciência para a vida cotidiana. Pautando-se no alerta dos PCN+ quanto à reformulação de projetos pedagógicos que são ineficientes para a atual demanda estudantil, que deve pautar-se em romper alguns obstáculos, como o de um ensino estritamente curricular, de transmissão de informações desprovidas de contexto, de resolução de exercícios padronizados e por fim, a dissolução da expectativa equivocada de que os agentes no processo educacional são os professores, transmissores de conhecimentos, permanecendo os alunos simples receptores e a escola se resumindo apenas no espaço onde essa transmissão ocorre. Propomos assim, um projeto que englobe um assunto de relevância social e que faça parte do cotidiano dos estudantes e demais envolvidos. O objetivo geral do projeto é trabalhar o tema Química dos cabelos; Formol e outros alisantes: Riscos e Benefícios, numa perspectiva de Ensino CTS, com estudantes do ensino médio e com a comunidade de cabeleireiros, na cidade de Viçosa-MG, por meio de uma palestra para o segundo grupo e uma aula para o primeiro grupo. A ação extensionista do projeto busca atender dois grupos distintos, que poderão em momento oportuno interagir, por meio da oferta de 1 (uma) oficina. A primeira ação envolve o grupo de estudantes, que será pautada na elaboração e desenvolvimento de uma sequência didática, de caráter interdisciplinar, baseada na BNCC e nos pressupostos e estratégias da Educação CTS, para os alunos do Ensino Médio. O segundo grupo envolve a comunidade de cabeleireiros e auxiliares. A ação para este grupo configura-se como uma prática educativa não formal. Será uma palestra com ênfase na apresentação da estrutura dos agentes alisantes presentes no formol, na guanidina e no ácido tioglicólico, seu ciclo biogeoquímico, o nível de toxicidade e compatibilidade com outros produtos de cabelo, e as principais tecnologias utilizadas nos salões de beleza, secador e chapinha, por exemplo. Os resultados, de natureza qualitativa, obtidos até o momento são bem satisfatórios, animadores e profícuos. Dentre algumas das respostas às perguntas do formulário aplicado temos “Gostaria de ter mais aulas desse formato” “Eu achei incrível as aulas, a professora era muito carismática e explicava muito bem e de forma descontraída”, “Eu amei todas as aulas” “Já havia participado de aulas parecidas mas não que trouxessem temas do cotidiano”. Concluímos que abordagens de ensino que privilegiam temas de relevância social são mais palpáveis e melhores aceitas pelos estudantes, uma vez que os temas trabalhados são por eles vivenciados.
Palavras-chave Química do cabelo, Abordagem CTS, Cabeleireiros
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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