Resumo |
O presente trabalho é parte da pesquisa relacionada a uma dissertação em elaboração no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Sua motivação inicial foi a constatação, por meio de contatos informais, que diversos docentes desenvolvem ao longo das suas carreiras abordagens, visões norteadoras e materiais didáticos efetivos que não constam em qualquer livro-texto ou artigo. O nosso objetivo central é analisar e documentar essa experiência, tornando-a disponível para novas gerações de educadores. Essa pesquisa envolve prospectar esse conhecimento, testá-lo no Ensino Médio e analisá-lo à luz das teorias de ensino-aprendizagem, da psicologia cognitiva e da literatura acerca das metodologias ativas de ensino. A identificação de professores com esses materiais originais vem sendo realizada por meio da indicação de colegas docentes e de buscas em periódicos relacionados com o Ensino de Física. Por meio de entrevistas com eles e de gravações das suas aulas, estamos conhecendo os seus materiais e concepções pedagógicas. Como etapa preparatória, foram conduzidas entrevistas piloto com o dois professor (Álvaro Neves e Eduardo Araújo) do Departamento de Física da UFV. Essas entrevistas servirão de base para as etapas subsequentes do projeto. Como exemplo do material obtido, apresentamos e analisamos neste trabalho uma sequência didática sobre eletromagnetismo. Ela aborda a física das tempestades e do princípio de funcionamento do para-raios. Seu objetivo é levar o estudante a utilizar ativamente os conceitos básicos de eletricidade em situações concretas e interessantes, abordando uma dificuldade importante apontada na literatura da área - a falta de familiaridade da maioria dos estudantes com fenômenos eletromagnéticos. Em particular, o estudante é estimulado a descrever qualitativamente o campo elétrico gerado por diferentes distribuições de carga e prever o seu efeito sobre outras partículas carregadas em condutores e isolantes, passando por fenômenos como ionização e ruptura dielétrica e culminando com a compreensão qualitativa e intelectualmente rigorosa do princípio de funcionamento do para-raios, o “enigmático” poder das pontas. Por fim, analisamos esse material com base nos princípios da psicologia cognitiva, da pedagogia construtivista e das metodologias ativas de ensino, levando em consideração os trabalhos desenvolvidos por renomados teóricos, como Jerome Bruner e Lev Vygotsky, bem como a contribuição de educadores ao longo dos anos. |