"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18848

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Jaqueline da Silva Rocha
Orientador ALVARO JOSE MAGALHAES NEVES
Outros membros Ana Paula Campos Fernandes, João Batista Moreira de Sales
Título Prospecção e análise de materiais didáticos e abordagens educacionais para o Ensino de Física
Resumo O presente trabalho é parte da pesquisa relacionada a uma dissertação em elaboração no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Sua motivação inicial foi a constatação, por meio de contatos informais, que diversos docentes desenvolvem ao longo das suas carreiras abordagens, visões norteadoras e materiais didáticos efetivos que não constam em qualquer livro-texto ou artigo. O nosso objetivo central é analisar e documentar essa experiência, tornando-a disponível para novas gerações de educadores. Essa pesquisa envolve prospectar esse conhecimento, testá-lo no Ensino Médio e analisá-lo à luz das teorias de ensino-aprendizagem, da psicologia cognitiva e da literatura acerca das metodologias ativas de ensino. A identificação de professores com esses materiais originais vem sendo realizada por meio da indicação de colegas docentes e de buscas em periódicos relacionados com o Ensino de Física. Por meio de entrevistas com eles e de gravações das suas aulas, estamos conhecendo os seus materiais e concepções pedagógicas. Como etapa preparatória, foram conduzidas entrevistas piloto com o dois professor (Álvaro Neves e Eduardo Araújo) do Departamento de Física da UFV. Essas entrevistas servirão de base para as etapas subsequentes do projeto. Como exemplo do material obtido, apresentamos e analisamos neste trabalho uma sequência didática sobre eletromagnetismo. Ela aborda a física das tempestades e do princípio de funcionamento do para-raios. Seu objetivo é levar o estudante a utilizar ativamente os conceitos básicos de eletricidade em situações concretas e interessantes, abordando uma dificuldade importante apontada na literatura da área - a falta de familiaridade da maioria dos estudantes com fenômenos eletromagnéticos. Em particular, o estudante é estimulado a descrever qualitativamente o campo elétrico gerado por diferentes distribuições de carga e prever o seu efeito sobre outras partículas carregadas em condutores e isolantes, passando por fenômenos como ionização e ruptura dielétrica e culminando com a compreensão qualitativa e intelectualmente rigorosa do princípio de funcionamento do para-raios, o “enigmático” poder das pontas. Por fim, analisamos esse material com base nos princípios da psicologia cognitiva, da pedagogia construtivista e das metodologias ativas de ensino, levando em consideração os trabalhos desenvolvidos por renomados teóricos, como Jerome Bruner e Lev Vygotsky, bem como a contribuição de educadores ao longo dos anos.
Palavras-chave Ensino de Física, Para-raios, Fenômenos eletromagnéticos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.