"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18837

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e urbanismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Vitória Maria Andrade Gonçalves
Orientador MARILIA SOLFA
Outros membros Letícia de Almeida Silva
Título Cocriação em arquitetura: uma aproximação às metodologias indicadas por Giancarlo Mazzanti para a revisão do ensino de projeto.
Resumo O escritório colombiano El Equipo Mazzanti enfatiza a importância da arquitetura responder às necessidades locais e efêmeras e integrar-se ao contexto social e cultural em que se insere. Além da prática arquitetônica, o escritório também desenvolve uma abordagem teórica e metodológica que busca a participação das comunidades em algumas etapas de fundamentação e desenvolvimento dos projetos. Nesse sentido, no livro "Jugando con Anomalías: ejercicios lúdicos para la co-creación del espacio" (2017) Giancarlo Mazzanti propõe uma série de exercícios e atividades destinados a estudantes de arquitetura, explorando uma abordagem lúdica e participativa para a inserção da cocriação no âmbito do ensino de projeto. O autor destaca três metodologias de pesquisa que podem auxiliar na compreensão e implementação da cocriação: a etnografia, a grounded theory (teoria baseada em dados) e o design thinking (design centrado no usuário). Nesse sentido, esta pesquisa buscou aproximar-se destas metodologias a fim de compreender e analisar como estas podem ser adaptadas e incorporadas ao processo de projeto arquitetônico, a fim de permitir a criação de espaços não autorais e que atendam melhor às necessidades dos usuários. Buscou-se identificar em quais etapas do processo de projeto essas metodologias poderiam ser aplicadas e quais vantagens resultariam dessa aplicação. Na primeira parte da pesquisa, focada na fundamentação teórica, foram exploradas as referências bibliográficas recomendadas por Giancarlo Mazzanti, abrangendo as três metodologias mencionadas. Foram selecionados textos fundamentais escritos por Velasco e De Rada (1997), que contribuíram para a compreensão da etnografia, Adele Clarke (2003), que aborda a grounded theory, além de Tim Brown e Jocelyn Wyatt (2010), cujos trabalhos se voltam para o design centrado no usuário. Na segunda parte da pesquisa foram confrontadas as ideias e proposições presentes nas metodologias estudadas com as etapas clássicas do processo de projeto em arquitetura, buscando entender como docentes das disciplinas de projeto (de cursos de arquitetura e urbanismo) poderiam adotar novas estratégias para propor aos estudantes exercícios mais abertos, contextualizados e participativos. Este confronto colocou em evidência que tais metodologias têm o potencial de ajudar os estudantes a projetar espaços que não apenas respondam a exigências físicas, mas também considerem os aspectos sociais e culturais das comunidades em que se inserem, promovendo maior aproximação entre universidade e sociedade, inclusão social e participação.
Palavras-chave cocriação, arquitetura, metodologias
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.