"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18836

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Veronica Martins Cardoso e Silva
Orientador BETHANIA MEDEIROS GEREMIAS
Outros membros Lidiane Cesário Barreto
Título A abordagem do ensino da escravidão no Brasil durante o período colonial e as questões étnico-raciais: Um diálogo necessário
Resumo O Trabalho de Conclusão de Curso aqui socializado tem como objetivo relatar e analisar minhas experiências como estagiária de apoio à inclusão em uma série do 4º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Viçosa (MG). Por meio do relato, visa-se tecer diálogos acerca das abordagens das questões étnico raciais que permeiam o espaço social escolar para contribuir com a construção do ensino sobre a História, Cultura Africana e Afro-brasileira, desde uma perspectiva não hegemônica e formativa. O interesse pela temática se deve a uma sequência de fatores que ocorreram em minha trajetória pessoal e acadêmica, que marcaram profundamente minha atuação como estagiária e discente negra em formação, dentre eles, o reconhecimento da importância de minha prática de intervenção nesse espaço institucional. Ademais, minha atuação como estagiária nessa instituição, localizada em área periférica da cidade, na qual a maioria dos estudantes da turma trazem perguntas e visões construídas erroneamente em suas vivências e trajetórias estudantis, foi, também, um dos fatores que impulsionaram minha vontade de trazer novas perspectivas sobre as questões étnico raciais na escola, tendo como base a educação anti-racista. O aporte teórico da pesquisa está sendo construído com base em alguns pesquisadores que estudam a temática, dentre eles, Gomes (2019), Almeida (2019), hooks (2019), dentre outros. Como procedimentos metodológicos, está sendo realizada uma revisão bibliográfica, no google acadêmico, sobre a temática da escravidão no Brasil durante período colonial e sobre a abordagem de questões étnico-raciais nos processos de ensino-aprendizagem. As palavras-chave são “Escravidão no Brasil”, “Educação antiracista”e“Práticas em sala de aula”. Com base nesses estudos, serão analisadas ações educativas e formativas desenvolvidas no estágio supervisionado, que incluem a temática em estudo no quarto ano do Ensino Fundamental. Pretende-se, através do relato, incentivar mais pessoas a aderirem práticas escolares educativas em prol de uma educação antirracista e de um ensino mais justo e equânime.
Palavras-chave Escravidão, Ensino, Educação Antirracista.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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