"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18822

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina veterinária
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Luiza Coelho Brandão Lima
Orientador EMILY CORRENA CARLO REIS
Outros membros Caroline Silva Alves, Kelly Johana R. Guzman, Lupércio Soares David Brumano, Matheus Fylipe Ferreira Lage
Título Pionefrose secundária a granuloma em coto uterino de cadela
Resumo A pionefrose é caracterizada pela presença de infecção bacteriana no sistema coletor renal, levando a uma dilatação da pelve pelo acúmulo de células uroteliais e inflamatórias e destruição do parênquima renal. É uma rara e grave complicação da hidronefrose, que se desenvolve em consequência de obstruções no trato urinário. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de granuloma em coto uterino, envolvendo ambos os ureteres de uma cadela e provocando uma obstrução com pionefrose. Embora seja comum que infecções e processos inflamatórios sejam acompanhados de alterações em exames de sangue, a cadela relatada não apresentou essas alterações, suscitando uma importante discussão sobre a relação entre o foco infeccioso e as alterações laboratoriais.
Uma cadela sem raça definida, fêmea, castrada, de 7 anos de idade foi atendida no hospital veterinário com queixa de incontinência urinária há aproximadamente 8 meses. Foi relatado que há 2 semanas o animal apresentou quadros de disúria e forte odor na urina. A paciente não apresentou alterações em exame físico e nenhuma alteração relevante nos exames de bioquímica sérica ou urinárilse que sugerissem qualquer foco infeccioso. Na ultrassonografia abdominal foi possível visibilizar a presença de estrutura ecogênica vascularizada de padrão misto, localizada dorsalmente à bexiga próxima ao trígono vesical, em topografia de coto uterino medindo, aproximadamente 6,16 cm x 4,20 cm. O rim esquerdo apresentou discretos sinais de nefropatia degenerativa, enquanto no rim direito foi possível observar uma perda importante de arquitetura interna, com corticais finas e presença de dilatação em pelve renal de aproximadamente 7,7 cm por conteúdo hipoecogênico heterogêneo. O ureter direito também se encontrava dilatado. O animal foi encaminhado para a cirurgia, onde foi realizada a remoção da estrutura e notou-se que a mesma estava envolvendo ambos os ureteres, causando a obstrução. Durante o procedimento, também foi necessária a realização de nefrectomia do rim direito, cujo mesmo apresentava conteúdo purulento em seu interior, assim como no ureter. Foi realizada a cultura e antibiograma do conteúdo, sendo compatível com infecção bacteriana por Staphylococcus sp. O exame histopatológico da estrutura em coto uterino também foi realizado, sendo compatível com processo inflamatório piogranulomatoso.
A abordagem deste caso e suas implicações são de grande importância na prática veterinária não apenas pelo caráter variado das alterações, todas relacionadas entre si, mas também pela intrigante ausência de alterações relevantes nos exames físico e laboratoriais, mesmo diante de um foco infeccioso tão grave. Essa situação destaca que os exames laboratoriais podem não ser completamente sensíveis na detecção de processos infecciosos localizados, o que abre margem para discussões a respeito da necessidade de explorar outros possíveis sinais clínicos e exames, como ultrassonografia intervencionista, que indicariam tais alterações.
Palavras-chave Ultrassonografia, infecção, nefrologia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.