"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18815

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e urbanismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Luísa Maria Xavier Rodrigues
Orientador CAROLINA MARGARIDO MOREIRA
Outros membros MARISTELA SIOLARI DA SILVA
Título A estandardização pós moderna: A influência do escritório OMA a partir da rede Instagram
Resumo Esta pesquisa identifica e analisa a difusão da linguagem perpetuada pelo OMA (Office for Metropolitan Architecture) na rede social Instagram. Busca verificar se e de que forma, na arquitetura, as imagens midiáticas disponíveis em redes sociais estão sendo incorporadas à revelia de questões que deveriam ser cruciais no processo de projeto, subjugando comportamentos individuais e coletivos, identidades e contextos. Na atualidade, a internet inova e acelera os meios de divulgação de imagens e propagandas. Redes sociais como Instagram e Pinterest que alcançam milhares de pessoas, têm seus posts absorvidos através de imagens, principalmente. A arquitetura e sua difusão acompanham esse processo. Visando a colocação ou permanência no circuito mundial de relevância econômica e cultural, muitas cidades buscam a “renovação urbana” priorizando projetos de “star architects” para atração de turismo e investimentos. Nesse momento a forma arquitetônica, única e espetacular, características adquiridas mesmo que em detrimento de aspectos funcionais, técnicos e urbanos, ganha um caráter especulativo, pela atração de pessoas, riquezas e negócios, a partir também da sua divulgação midiática. Diante do exposto, esta pesquisa se justifica pela necessidade de compreensão dessas mudanças, em um contexto em que a produção da arquitetura e seu julgamento tangenciam questões externas à disciplina arquitetônica. Ou seja, é preciso rever o pensar, o criticar e o ensinar arquitetura. O recorte pelo OMA foi definido a partir do artigo de Stouhi (2019), em que a autora cita-o como um dos escritórios que mais atribui grande relevância às redes sociais. O OMA , fundado em 1975, é um dos escritórios de arquitetura com mais seguidores no Instagram. A metodologia tem caráter exploratório e descritivo e foi estruturada em 5 etapas: 1. Levantamento e revisão bibliográfica; 2. Sistematização dos projetos do OMA, no Instagram; 3. Identificação de escritórios de arquitetura, dentre os “seguidores” do OMA; 4. Sistematização e organização dos dados por localidades desses escritórios; 5. Análise das obras dos escritórios selecionados. Foram analisados fatores como a comunicação gráfica utilizada no Instagram, discursos projetuais, premissas de projeto e aspectos formais de obras de escritórios em 5 diferentes países e continentes. Os resultados corroboram a hipótese, evidenciando uma cultura arquitetônica dominante perpetuada globalmente, fenômeno analisado através da teoria do meme dominante. Conclui-se, que, no contexto atual, de intensificação da midiatização da arquitetura, a arquitetura contemporânea relaciona-se a um momento pluralista e individualizante, com foco no arquiteto e sua imagem, supervalorizando a forma em detrimento de questões intrínsecas à disciplina. A facilidade de reprodução e difusão online enfraqueceu a crítica, priorizando representações visuais impactantes, mas não necessariamente qualificadas.
Palavras-chave OMA, imagens midiáticas, estandartização
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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