"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18810

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação
Setor Departamento de Solos
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros, UFV
Primeiro autor Kamilla Ariadne Pinto Silva
Orientador EDGAR BATISTA DE MEDEIROS JUNIOR
Título Museu de ciências da terra Alexis Dorofeef: 30 anos de atividade em educação e extensão universitária
Resumo Desde do ano de 1993 o Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD) atua como espaço de educação e extensão universitária, agindo de forma contínua com a colaboração de discentes de graduação, docentes e funcionários do DPS/UFV, no oferecimento de oficinas e visitas interativas gratuitas e no desenvolvimento de projetos e eventos para o atendimento da comunidade da região de Viçosa, em especial, alunos e professores da educação básica. O acervo do MCTAD é composto por coleções de minerais, rochas, solos e fósseis, funcionando como um legítimo espaço de educação não-formal. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os destaques oriundos das atividades realizadas pelo MCTAD, como oficinas, eventos e visitas caracterizadas por uma intensa interação dialógica e abordagem interdisciplinar. As escolas da região e demais visitantes podem ingressar no espaço gratuitamente, interagindo com os monitores, podendo manusear parte do acervo e discutir sobre minerais, rochas e solos. Durante as oficinas pode se fazer uso de tintas, massa de modelar e giz confeccionados com solo e realizar jogos educativos. Os visitantes atuam na construção de materiais e interagem com a comunidade acadêmica, onde há um processo de aprendizagem baseado na sustentabilidade e educação ambiental, partindo de experimentações com os recursos naturais. Os resultados mostram uma ampla participação, visto que o MCTAD recebeu em torno de 1000 visitantes apenas no primeiro semestre de 2023, entre os meses de março e julho, dos mais variados níveis de ensino. Este dado representa a notória presença de alunos de escolas municipais, estaduais e federais no museu, que quando comparada ao mesmo período do ano passado é 18% superior. Além disso as oficinas realizadas indicam ampla aderência aos projetos desempenhados pelo MCTAD, visto que a mais recente foi realizada com a presença de 77% dos inscritos em relação às vagas ofertadas. Dessa forma, o MCTAD desenvolve em seus visitantes e em toda sua equipe colaboradora uma compreensão mais profunda dos conteúdos abordados e consciência ambiental, promovendo a disseminação do conhecimento e da extensão de forma efetiva há 30 anos.
Palavras-chave Solo, Museu, Sustentabilidade
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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