"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18808

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia mecânica
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq, Outros
Primeiro autor Joao Pedro Barcelos Milagres
Orientador GEICE PAULA VILLIBOR
Outros membros JOSEPH KALIL KHOURY JUNIOR, RODOLPHO VILELA ALVES NEVES
Título Proposta de um veículo elétrico off-road tipo baja para competições acadêmicas
Resumo Com o avanço tecnológico e, simultaneamente, uma maior preocupação com questões ambientais e busca por fontes energéticas limpas, a indústria e a sociedade estão cada vez mais atraídos pelo mercado dos veículos elétricos. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho desenvolver um veículo elétrico off-road do tipo baja, visando as competições acadêmicas nas quais a equipe UFVBaja participa. Para concepção do protótipo, foi dado foco no subsistema de powertrain, pois é o subsistema com maiores mudanças em relação aos outros protótipos já desenvolvidos pela equipe. Inicialmente, foi desenvolvida uma lista de requisitos, alinhada com as expectativas da equipe e da competição, e que foi convertida em metas e especificações técnicas para o projeto. Foi desenvolvido todo o projeto conceitual, englobando o diagrama de funções e subfunções do sistema de powertrain elétrico. Assim, desenvolveu-se a matriz morfológica, em que o último nível de subfunções resultou em elementos solucionáveis. As soluções foram classificadas de acordo com critérios como custo, segurança, facilidade de manutenção, facilidade de projeto, massa e desempenho. A avaliação foi realizada atribuindo-se uma nota de 1 a 5 para cada solução perante o critério, e então multiplicada pela importância do critério. De acordo com as especificações do projeto, selecionou-se a melhor configuração para o leiaute do veículo. A solução escolhida contém: duas Baterias de LiFePO4 de 72 V; um motor DC posicionado diretamente nas rodas, o que dispensa um sistema de transmissão; dois controladores; um acelerador manual e um mecanismo de resfriamento por dissipação de calor. Em seguida, foi desenvolvido todo o projeto preliminar, destacando todos os componentes escolhidos, e detalhando o motor elétrico, as baterias e o controlador. Foi desenhado todo o esquema elétrico, incluindo o circuito de segurança. Projetou-se a fixação do subsistema de powertrain no Chassi já construído pela equipe, e também foram planejadas todas as modificações necessárias em outros subsistemas do veículo, como suspensão e freios. Por fim, desenvolveu-se o modelo 3D da versão final do protótipo proposto. Todos os componentes escolhidos e projetados foram modelados no software SolidWorks. Dessa forma, conclui-se que o modelo proposto tem grande contribuição para o crescimento da equipe nas competições acadêmicas e está alinhado com as novas tecnologias e tendências do mercado.
Palavras-chave Veículos elétricos, Projeto conceitual, Competições acadêmicas
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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