"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18807

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Recursos pesqueiros e engenharia de pesca
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Mariana Santos Leite Quaresma
Orientador LAERCIO DOS ANJOS BENJAMIN
Outros membros Alex Filipe Ramos de Sousa, Frederico Belei de Almeida, Gisele Cristina Pereira Lopes, Iara Pâmela Vasconcelos Martins Cristo, RODRIGO ALVES BARROS
Título Piscicultura e educação ambiental: uma forma de mitigar os impactos ambientais
Resumo A piscicultura é uma atividade em constante crescimento no Brasil. Nesse viés, é uma das principais fontes de renda da agricultura familiar, além de ser um sistema de produção interessante para estudos de educação ambiental para a sociedade. Apesar de parte dos recursos hídricos serem utilizados para a atividade, a água compõe um dos ecossistemas que mais sofre com as consequências dos impactos ambientais. Como exemplo, cita-se a contaminação do solo por agrotóxicos, ocasionando mudanças notáveis que são percebidas pelos peixes, uma vez que esses animais são muito sensíveis às mudanças do meio em que vivem, sendo assim, bons bioindicadores. O objetivo principal deste trabalho está pautado na educação, uma vez que a partir do contato com agricultores, jovens e crianças, pelas atividades de extensão da Universidade, como a Troca de Saberes, Mostra Universitária e visitas às escolas do município, busca-se a conscientização em relação aos impactos ambientais dentro do conceito de Saúde Única. Ademais, o projeto pretende despertar a atenção para o uso indiscriminado de pesticidas agrícolas, substâncias muito utilizadas na agricultura, que podem gerar benefícios aos produtores, mas também, quando utilizadas de forma inadequada, podem gerar impactos catastróficos às populações de peixes em virtude da toxicidade desses compostos. Dentre as atividades a serem realizadas, o contato direto com a população está entre as ações previstas pelo projeto, que busca a interação com agricultores, estudantes e crianças por meio de atividades dinâmicas que despertem a reflexão e gerem discussões e socialização sobre a importância da preservação ambiental a partir da integralidade do conhecimento. Ainda, objetiva-se, a partir do compartilhamento de informações pelos agricultores durante a Troca de Saberes, avaliar o padrão do uso de agrotóxicos e como este poderia influenciar na contaminação dos recursos hídricos. Nesse sentido, a partir da troca de experiências por diálogos simples e coleta de informações, uso de atividades lúdicas e apresentação de assuntos pertinentes à piscicultura, agroecologia e impactos ambientais em redes sociais, como o Instagram, espera-se criar uma maior visibilidade ao tema, além de contribuir para uma formação educacional e crítica sobre a importância da preservação ambiental, principalmente dos recursos hídricos, visando um futuro mais sustentável. O Instagram é uma ferramenta que está sendo utilizada a partir de publicações semanais no perfil @preserve.se.preservando, que permite que se alcancem contas de usuários para a difusão do tema. Por tudo isso, o projeto pretende demonstrar como o uso da produção agroecológica de peixes e a educação da população podem mitigar os impactos ambientais.
Palavras-chave Agroecologia, Agrotóxico, Recursos Hídricos e Saúde Única
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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