"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18805

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Yago Hosken Og Esteves
Orientador FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI
Outros membros DANIELA GOMES ROSADO, Marcello Augusto de Freitas Grupioni, Rafaella Euzébio Freitas, Vanessa Damacena Carvalho
Título Avaliação do Programa Segundo Tempo Universitário e sua influência na comunidade acadêmica
Resumo Introdução: O Programa Segundo Tempo Universitário (PST Universitário) tem como objetivo proporcionar aos beneficiários práticas corporais com caráter educacional, atendendo prioritariamente os discentes que compõem a comunidade universitária de instituições públicas de ensino superior. Coordenado pela Divisão de Esporte e Lazer (DLZ), o Programa atende 300 estudantes, ofertando as modalidades Tênis, Vôlei, Tênis de Mesa, Peteca, Futebol Society Feminino e Treinamento Funcional. Ao final de cada semestre, os participantes preenchem um formulário de avaliação para expor suas impressões sobre o mesmo. Objetivos: Apresentar o resultado das avaliações submetidas aos beneficiários do PST Universitário. Metodologia: O questionário de avaliação foi disponibilizado aos participantes através da plataforma Google Forms, com adesão facultativa e anonimato garantido. Nele, os beneficiários respondiam a oito questões de múltipla escolha e duas discursivas, envolvendo temas como: qualidade das aulas, comportamento do monitor responsável pela modalidade e sobre os reflexos do PST Universitário na sua qualidade de vida. Resultados alcançados até o momento: Foram contabilizadas 145 respostas até então. No tocante à qualidade das aulas, 93,8% marcaram a opção “Muito Boa”, enquanto 6,2% assinalaram “Boa”. Em relação à qualidade do monitor, 97,3% os classificaram como “Muito Bom”, e apenas 2,7% optaram por “Bom”. No tópico sobre pontualidade, os resultados foram 97,2% “Muito bom” e 2,8% “Bom”. Acerca da presença do monitor nos dias de aula, 60,7% assinalaram “Esteve presente em todas as aulas”, 38,6% assinalaram “Estava presente a maior parte das vezes, e avisou antecipadamente quando não pode comparecer”, e 0,7% marcaram a opção “Faltou poucas vezes sem aviso prévio”. Na questão referente ao tratamento dado pelo monitor aos alunos, 96,6% o consideraram como “Muito bom” e 3,4% como “Bom”. Em relação a influência das atividades na qualidade de vida, 99,3% marcaram a opção “Sim” e 0,7% marcaram “Sem condições de opinar”. Já em relação a melhora que as atividades do programa proporcionaram a qualidade de vida, em uma escala de 1 a 5, 80% assinalaram “5”, 17,2% “4” e 2,1% “3”. Sobre o interesse em continuar participando, 91% marcaram a opção “Sim, na mesma modalidade”, 6,9% assinalaram “Sim, em outra modalidade” e 2,1% marcaram “Não”. Por último, ao serem questionados se indicariam o programa para algum amigo, 100% responderam que já indicaram/indicariam. Conclusão: Com base nas respostas obtidas no formulário de avaliação, observa-se que praticamente todos os beneficiados pelo programa aprovam a forma como as aulas são conduzidas. Além disso, elas ressaltaram a qualidade por parte dos monitores à frente das atividades, bem como a importância que as mesmas têm para a manutenção da qualidade de vida dos participantes do PST Universitário.
Palavras-chave Esporte, Lazer, Qualidade de Vida
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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