Resumo |
Consoante a dados estatísticos, coletados no Brasil, voltados para a questão de gênero ligados à área de Tecnologia e Inovação (TI), o número de mulheres presentes neste mercado de trabalho compreende apenas 25% dos profissionais. Ademais, conforme apontam estudos direcionados a pautas de gênero na vida profissional, os preconceitos e estereótipos equivocados sobre a área de TI, a falta de apoio e aconselhamento entre as profissionais femininas e, principalmente, a falta de informação, ocasionada pelos motivos citados anteriormente, geram a baixa taxa de mulheres ingressantes e a alta taxa de mulheres desistentes em cursos da área. Visando ajudar na melhoria dos dados evidenciados e cooperar na inclusão e participação de mais meninas para adentrar ao mercado de trabalho no campo da TI, o projeto “Competir para motivar: preparando e empoderando meninas para a área de Tecnologia da Informação por meio de maratonas de programação” busca a participação em maratonas de programação e de treinamento de lógica computacional para meninas compreendidas nas idades de 15 a 18 anos, moradoras de localidades próximas à Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal. O objetivo do projeto é gerar engajamento e conhecimento técnico a partir da participação de meninas em competições, o que tem sido relatado como positivo em diversos trabalhos da literatura da área de TI. O planejamento inicial do projeto consiste no ensino de lógica de programação para as meninas que não possuem conhecimento da área, junto a materiais lúdicos e programas de programação em blocos, como Scratch e App Inventor, por exemplo. Na sequência, o ensino da linguagem de programação Python, considerada mais fácil de aprender em relação às outras linguagens, com foco de aprendizado direcionado ao preparo para realizar as maratonas de programação. Por ser um projeto de cunho social e com a prática iniciada em um curto período, o programa poderá sofrer alterações que visem a melhoria na participação, integração, no treinamento, na coordenação e no auxílio para as integrantes e líderes do projeto. No início das atividades do projeto ocorreu a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 2023, e embora não tenha havido tempo de ser realizado o treinamento antes da competição, a campanha de incentivo realizada para a participação das meninas do curso técnico em informática foi positiva, levando à participação de 42,85% delas. Na decorrência do projeto pretende-se montar um grupo de estudos de longo prazo para a preparação de meninas para a OBI 2024, participar da competição da SECOM-JR e trabalhar em conjunto com outro projeto de extensão que visa preparar meninas do ensino fundamental II e do ensino médio para a competição Technovation Girls. |