ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Geografia |
Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba |
Bolsa | Não se Aplica |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Fábio Henrique Sena Bastos |
Orientador | PEDRO MOISES DE SOUSA |
Outros membros | Jocsan Ribeiro da Luz Ferreira, Phelipe Romano Magalhães Rosa, Thalisson Lopes Goncalves Pires |
Título | Um jogo digital para geografia: ensino aprendizagem dos biomas brasileiros |
Resumo | Este artigo apresenta o desenvolvimento e aplicação de um jogo digital de geografia com o objetivo de ensinar sobre os diferentes biomas brasileiros e a importância da preservação ambiental. O jogo, intitulado "Resgate Selvagem", é voltado para alunos do ensino fundamental II e utiliza uma abordagem lúdica e educativa para tornar o aprendizado mais envolvente e acessível. No jogo, o jogador assume o papel de um geógrafo explorador cuja missão é preservar o meio ambiente e seus animais, seguindo a lógica do bioma em que está explorando. O jogo utiliza a plataforma Unity3D e a linguagem de programação C#, além de recursos visuais e sonoros para criar uma experiência imersiva. O artigo ressalta a importância de adaptar o ensino de geografia às novas formas de aprendizagem, utilizando metodologias ativas e jogos com propósito educativo. O jogo "Resgate Selvagem" combina diversão e aprendizado, permitindo que os alunos aprendam sobre os biomas brasileiros de forma interativa e lúdica. Além disso, o artigo menciona outros trabalhos relacionados ao uso de jogos digitais no ensino de geografia, destacando a importância de incorporar abordagens lúdicas e tecnológicas para enriquecer a prática pedagógica. A metodologia utilizada no desenvolvimento do jogo segue o processo ágil SRV, que combina elementos dos métodos ágeis com a metodologia SRV (Solução, Resultado, Valor). O jogo passou por etapas de análise de requisitos, projeto, implementação, avaliação e implantação. O jogo foi testado em uma escola de ensino fundamental II e em uma mostra de jogos digitais na Universidade Federal de Viçosa, coletando feedbacks dos alunos. Os resultados mostraram que o jogo foi bem recebido pelos alunos, sendo considerado divertido e eficaz para o aprendizado dos biomas brasileiros. O artigo conclui que o jogo digital "Resgate Selvagem" oferece uma abordagem inovadora e educativa para o ensino de geografia, promovendo o aprendizado interativo e desenvolvendo habilidades dos alunos. O uso de jogos digitais educacionais melhora o aprendizado da geografia, estimula a conscientização ambiental e torna o ensino mais atrativo e relevante para os estudantes. O jogo tem potencial para expandir e incluir mais biomas brasileiros no futuro. |
Palavras-chave | Jogo digital, Geografia, Biomas |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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