"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18788

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Geografia
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Fábio Henrique Sena Bastos
Orientador PEDRO MOISES DE SOUSA
Outros membros Jocsan Ribeiro da Luz Ferreira, Phelipe Romano Magalhães Rosa, Thalisson Lopes Goncalves Pires
Título Um jogo digital para geografia: ensino aprendizagem dos biomas brasileiros
Resumo Este artigo apresenta o desenvolvimento e aplicação de um jogo digital de geografia com o objetivo de ensinar sobre os diferentes biomas brasileiros e a importância da preservação ambiental. O jogo, intitulado "Resgate Selvagem", é voltado para alunos do ensino fundamental II e utiliza uma abordagem lúdica e educativa para tornar o aprendizado mais envolvente e acessível.

No jogo, o jogador assume o papel de um geógrafo explorador cuja missão é preservar o meio ambiente e seus animais, seguindo a lógica do bioma em que está explorando. O jogo utiliza a plataforma Unity3D e a linguagem de programação C#, além de recursos visuais e sonoros para criar uma experiência imersiva.

O artigo ressalta a importância de adaptar o ensino de geografia às novas formas de aprendizagem, utilizando metodologias ativas e jogos com propósito educativo. O jogo "Resgate Selvagem" combina diversão e aprendizado, permitindo que os alunos aprendam sobre os biomas brasileiros de forma interativa e lúdica.

Além disso, o artigo menciona outros trabalhos relacionados ao uso de jogos digitais no ensino de geografia, destacando a importância de incorporar abordagens lúdicas e tecnológicas para enriquecer a prática pedagógica.

A metodologia utilizada no desenvolvimento do jogo segue o processo ágil SRV, que combina elementos dos métodos ágeis com a metodologia SRV (Solução, Resultado, Valor). O jogo passou por etapas de análise de requisitos, projeto, implementação, avaliação e implantação.

O jogo foi testado em uma escola de ensino fundamental II e em uma mostra de jogos digitais na Universidade Federal de Viçosa, coletando feedbacks dos alunos. Os resultados mostraram que o jogo foi bem recebido pelos alunos, sendo considerado divertido e eficaz para o aprendizado dos biomas brasileiros.

O artigo conclui que o jogo digital "Resgate Selvagem" oferece uma abordagem inovadora e educativa para o ensino de geografia, promovendo o aprendizado interativo e desenvolvendo habilidades dos alunos. O uso de jogos digitais educacionais melhora o aprendizado da geografia, estimula a conscientização ambiental e torna o ensino mais atrativo e relevante para os estudantes. O jogo tem potencial para expandir e incluir mais biomas brasileiros no futuro.
Palavras-chave Jogo digital, Geografia, Biomas
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,68 segundos.