| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Educação |
| Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Vitor Hugo dos Santos |
| Orientador | Larissa Amaral Diniz |
| Outros membros | Mariah Eduarda de Souza Lopes, Nathalia Silva Rabello |
| Título | RECREIO CULTURAL - Fomentando a aprendizagem lúdica no recreio escolar. |
| Resumo | DESCRIÇÃO DO TEMA CENTRAL DO TRABALHO: O recreio cultural consiste em diversas propostas didáticas lúdicas a serem trabalhadas abarcando as áreas temáticas específicas em datas mensais de importância social e cultural, no intervalo entre as aulas regulares. PÚBLICO ALVO: Estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental. JUSTIFICATIVA: O recreio cultural é uma atividade de extrema relevância, tal proposta permite trabalhar temas importantes que por vezes não têm espaço no calendário escolar, bem como, trabalhar de forma lúdica didática e interdisciplinar esses assuntos. Sendo assim, pode-se destacar a importância da atividade na educação para a cidadania, uma formação completa que contempla o viés tecnicista e sócio-cultural do educando, contemplando o objetivo de pleno desenvolvimento do educando proposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Vale ressaltar que, as atividades propostas no recreio cultural ajudam no desenvolvimento de habilidades importantes, como empatia, comunicação intercultural, pensamento crítico e criatividade. Essas habilidades são essenciais para a compreensão e respeito mútuo entre as diferentes culturas. OBJETIVO: Promover a aprendizagem dos alunos de forma recreativa, fora de sala de aula, a partir de jogos educativos aliados a temas de relevância social e cultural. METODOLOGIAS: Pesquisa acerca dos temas a serem trabalhados no respectivo mês; Elaboração e sistematização dos jogos didáticos, perguntas, respostas, regras e jogabilidade; Criação da arte gráfica e impressão dos jogos; Aplicação no recreio escolar; Elaboração, aplicação e, posteriormente, correção de uma avaliação para os alunos. RESULTADOS: As atividades despertaram um interesse genuíno nos participantes, tornando a aprendizagem sobre a diversidade cultural mais envolvente e estimulante. Isso resulta em maior motivação para a valorização e respeito pela diversidade cultural. Além disso, as atividades culturais promoveram a interação e colaboração entre os participantes. Durante as atividades, os participantes trabalharam juntos, compartilhando ideias, expressando suas opiniões e buscando soluções coletivas para desafios propostos. CONCLUSÕES: Sendo assim, pode-se concluir que o recreio cultural é um projeto promissor para as escolas da educação básica, de fácil implementação e com ótimos resultados. |
| Palavras-chave | Recreio, cultura, aprendizagem lúdica. |
| Forma de apresentação..... | Vídeo |
| Link para apresentação | Vídeo |
|---|