"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18767

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Vitor Hugo dos Santos
Orientador Larissa Amaral Diniz
Outros membros Mariah Eduarda de Souza Lopes, Nathalia Silva Rabello
Título RECREIO CULTURAL - Fomentando a aprendizagem lúdica no recreio escolar.
Resumo DESCRIÇÃO DO TEMA CENTRAL DO TRABALHO: O recreio cultural consiste em diversas propostas didáticas lúdicas a serem trabalhadas abarcando as áreas temáticas específicas em datas mensais de importância social e cultural, no intervalo entre as aulas regulares.
PÚBLICO ALVO: Estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental.
JUSTIFICATIVA: O recreio cultural é uma atividade de extrema relevância, tal proposta permite trabalhar temas importantes que por vezes não têm espaço no calendário escolar, bem como, trabalhar de forma lúdica didática e interdisciplinar esses assuntos. Sendo assim, pode-se destacar a importância da atividade na educação para a cidadania, uma formação completa que contempla o viés tecnicista e sócio-cultural do educando, contemplando o objetivo de pleno desenvolvimento do educando proposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Vale ressaltar que, as atividades propostas no recreio cultural ajudam no desenvolvimento de habilidades importantes, como empatia, comunicação intercultural, pensamento crítico e criatividade. Essas habilidades são essenciais para a compreensão e respeito mútuo entre as diferentes culturas.
OBJETIVO: Promover a aprendizagem dos alunos de forma recreativa, fora de sala de aula, a partir de jogos educativos aliados a temas de relevância social e cultural.
METODOLOGIAS: Pesquisa acerca dos temas a serem trabalhados no respectivo mês; Elaboração e sistematização dos jogos didáticos, perguntas, respostas, regras e jogabilidade; Criação da arte gráfica e impressão dos jogos; Aplicação no recreio escolar; Elaboração, aplicação e, posteriormente, correção de uma avaliação para os alunos.
RESULTADOS: As atividades despertaram um interesse genuíno nos participantes, tornando a aprendizagem sobre a diversidade cultural mais envolvente e estimulante. Isso resulta em maior motivação para a valorização e respeito pela diversidade cultural. Além disso, as atividades culturais promoveram a interação e colaboração entre os participantes. Durante as atividades, os participantes trabalharam juntos, compartilhando ideias, expressando suas opiniões e buscando soluções coletivas para desafios propostos.
CONCLUSÕES: Sendo assim, pode-se concluir que o recreio cultural é um projeto promissor para as escolas da educação básica, de fácil implementação e com ótimos resultados.
Palavras-chave Recreio, cultura, aprendizagem lúdica.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,62 segundos.