"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18765

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Maria Luisa Almeida Santos
Orientador MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Outros membros Antonio Eustáquio Carneiro Vidigal, MARCELO RIBEIRO LEITE DE OLIVEIRA
Título Elementar, caras amigas.
Resumo A divulgação da ciência e tecnologia (C&T) como política vinculada à inclusão social é reconhecida em diversos países como uma estratégia importante para o desenvolvimento social, cultural e econômico. No Brasil, a popularização da C&T ainda carece de ações consistentes e contínuas, sendo a participação dos sistemas de ensino de fundamental importância nesse processo. O menor interesse das meninas e mulheres, comparado ao dos meninos e homens pelas ciências exatas e tecnológicas se acentua à medida que avançam nos níveis educacionais e na carreira profissional. Além da dificuldade de aprendizagem nas Ciências Exatas, que é comum aos meninos e meninas, a impressão de que a C&T pertencem ao mundo masculino se constrói e reforça ao longo do percurso educacional. Como resultado, muitas meninas passam a se dedicar a outras áreas consideradas “mais compatíveis”. Em parte, isso se deve ao desconhecimento da contribuição das mulheres para as Ciências Exatas e Tecnológicas, mas também ao fato de que, realmente, o crescimento da participação das mulheres em C&T é um fenômeno relativamente recente na história da humanidade. Este trabalho visa apresentar, valorizar e divulgar a contribuição das mulheres para o desenvolvimento científico e tecnológico, encorajar e despertar o interesse de estudantes da Educação básica por Ciências e apoiar a percepção de jovens sobre a importância da participação igualitária das mulheres nos diversos setores da sociedade. Foram escolhidos dois ambientes para este trabalho: uma escola da educação básica e um espaço de ciência da UFV, a Sala Mendeleev. Foi escolhida a temática da Tabela periódica dos elementos químicos como fio condutor da proposta de divulgação científica a ser realizada. A primeira ação consistiu na observação de visitas guiadas à Sala Mendeleev no sentido de verificar, de forma indireta e informal, a visão dos visitantes sobre o tema. Durante a observação das visitas guiadas foi possível verificar que poucos visitantes tinham conhecimento sobre a participação feminina na descoberta de elementos químicos. Embora vários estudantes conseguissem reconhecer Marie Curie como uma das cientistas homenageadas na Tabela Periódica por meio do nome do elemento químico cúrio, poucos reconheciam a segunda homenageada, Lise Meitner (com o elemento meitnério). Além disso, o desconhecimento sobre as contribuições dessas duas pesquisadoras para o avanço da ciência e da tecnologia era predominante. Esta observação confirmou os pressupostos iniciais desta proposta de extensão e apontou que um primeiro material interessante para este trabalho poderia ser construído a partir da história de vida dessas duas cientistas, incluindo seus resultados de pesquisa mais relevantes para o desenvolvimento da C&T. Foi realizado um levantamento bibliográfico nesse sentido, visando a produção de materiais de divulgação a serem utilizados nesses dois espaços de interação com o público jovem.
Palavras-chave Ciência e tecnologia, tabela periódica, inclusão social.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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