"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18763

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor IZABELLA DE OLIVEIRA SANTOS
Orientador MARIA TEREZA FERNANDINO EVANGELISTA
Título O ensino da Matemática na pandemia: percepções docentes e discentes
Resumo Este estudo faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa – CAp-COLUNI/UFV. Em março de 2020, foi anunciada a paralisação das atividades escolares, em razão da pandemia da COVID-19, que se agravou em escala planetária. Criou-se, logo, um cenário de incertezas, porque, ao contrário do que era esperado, essa suspensão foi duradoura e conturbada, causando impactos negativos com os quais a sociedade global terá de conviver. O presente estudo, de cunho qualitativo e inserido nesse contexto, teve por objetivo conhecer e compreender as percepções de professores/as e alunos/as sobre os efeitos do período pandêmico/ensino remoto no ensino e na aprendizagem da Matemática, com recorte para o ensino médio (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-COLUNI/UFV). Para tanto, através da aplicação de questionário on-line, via Google Forms, para 480 estudantes do ensino médio do CApColuni/UFV, buscamos conhecer os impactos do ensino remoto no processo de ensinar e aprender matemática, nas percepções docente e discente; compreender a relação discente com a Matemática, após a experiência do ensino remoto; e refletir acerca das escolhas pedagógicas dos/as docentes em frente aos contextos pandêmico e pós ensino remoto. Os eixos teóricos que deram base às análises do estudo versaram sobre as dificuldades enfrentadas pelos discentes com a aprendizagem matemática (PACHECO, ANDREIS, 2018); as dificuldades enfrentadas pelos docentes no período do ensino remoto (OLIVEIRA, SILVA e SILVA, 2020); a desigualdade educacional acentuada pelo ensino remoto (CARDOSO, FERREIRA E BARBOSA, 2020) e a influência da família no processo educacional dos filhos (CRUZ, VIEIRA, FERST, 2021). A partir do uso da técnica do questionário (GIL, 1999) e da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), alinhado aos objetivos e eixos desse estudo, observou-se: o descompasso entre os ensinos transmitidos em redes privadas e em escolas públicas; a incoerência de dados quanto ao desempenho quantitativo em matemática no período remoto e a real aprendizagem dos/as estudantes; os efeitos negativos alimentados no psicológico de cada um, em virtude de dois anos consecutivos sobrevivendo em meio a muitas perdas e incertezas; a necessidade de socialização escolar no período do ensino remoto; a exaustão tanto no processo do ensino remoto devido à excessiva exposição às telas quanto durante o processo de readaptação ao ensino presencial, o que pode impactar diretamente na qualidade do desempenho e da aprendizagem no que tange à matemática. Por fim, pontuamos que a educação brasileira está recompondo-se após anos em que o declínio da aprendizagem foi notório, sobretudo na disciplina de Matemática e que os desafios que se impõem às escolas, aos docentes e discentes e a toda a comunidade escolar já demandam novas configurações e ações políticas a fim de garantir a qualidade da formação discente.
Palavras-chave Aprendizagem, Matemática, Ensino remoto
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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