"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18731

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Sociologia
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Carolina Véo de Jesus Acevedo
Orientador DANIELA ALVES DE ALVES
Título Internacionalização em Casa no Programa Capes-PrInt
Resumo O objetivo da pesquisa foi trabalhar o conceito de Internacionalização em Casa e verificar nos relatórios parciais do programa Capes-PrInt, das instituições selecionadas para a pesquisa, se ocorreu a presença da modalidade Internacionalização em Casa nos resultados. O conceito de Internacionalização em Casa surgiu na década de 90 e de acordo com Knight (2012) e De Wit (2015), os pilares da internacionalização do Ensino Superior estão imbricados entre internacionalização pela mobilidade e internacionalização em casa. Bellen e Jones (2015) dizem que a Internacionalização em Casa é um subconjunto da Internacionalização do Currículo, não é um processo de mobilidade e deve ser focado em todos os estudantes. Além disso, é um processo de integração das dimensões internacional e intercultural, no currículo formal e informal para estudantes em ambientes domésticos. O custo de implementação da modalidade Internacionalização em Casa é menor do que a modalidade mobilidade externa. A metodologia utilizada foi pequisa qualitativa, através da leitura e codificação no software N-vivo dos relatórios parciais das Instituições selecionadas para a pesquisa intitulada “A internacionalização dos grupos de pesquisa nacionais: formação de redes e estratégia científico-política”, (Universidade Federal do Ceará, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo). No Brasil, há uma baixa tradição no recebimento de estudantes estrangeiros. A Internacionalização em casa contribui no processo de democratização da internacionalização buscando o desenvolvimento de competências internacionais e interculturais dentro de casa. De acordo com Relatório de Renovação do Programa Capes-PrInt da Universidade de Brasília (2021), foram formadas inúmeras parcerias e redes de pesquisa em diversos temas do conhecimento, programas de cotutela, dupla-titulação, criação de disciplinas em outro idioma, criação de sites em outro idioma, possibilitando o acesso de possíveis estudantes estrangeiros, seminários, palestras e webinários com participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros, publicações, como livros, artigos em periódicos, entre outras ações descritas no relatório, reforçando a modalidade de Internacionalização em Casa. Em relação ao relatório da Universidade de São Paulo (2021) foram descritas colaborações entre pesquisadores, eventos como seminários, publicações de artigos, entre outras atividades resultantes da Internacionalização. A pandemia da Covid-19 foi um obstáculo comum à implementação de bolsas. Na sequência serão analisados os relatórios das demais universidades. Ao final desta pesquisa espera-se mapear a dimensão da Internacionalização em Casa do Programa Capes-PrInt.
Palavras-chave CTS, Internacionalização, Capes-PrInt.
Forma de apresentação..... Painel
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