"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18729

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciência e tecnologia de alimentos
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Mirella Mitsha Ferreira
Orientador NAIARA BARBOSA CARVALHO
Outros membros Bianca Vasconcelos Carneiro, Henrique Marques Diniz, LUANA APARECIDA DA SILVA ELIAS, Stephany Sayuri Freitas Nakano
Título Pesquisa mercadológica e estratégia de promoção de um novo produto alimentício
Resumo O consumo de alimentos fermentados tem aumentado uma vez que ele está associado à melhora do bem-estar da população. Dentre esses alimentos destacam-se os iogurtes, que têm sido incluídos nas dietas, devido ao seu sabor atraente e sua variedade nos mercados. Com isso, o objetivo do trabalho foi realizar uma pesquisa de mercado de um iogurte natural bicamada com preparado de maçã zero adição de açúcares com o intuito de caracterizar seus potenciais consumidores, bem como suas motivações e seus hábitos de consumo, a fim de traçar estratégias para a promoção desse produto. Em outubro e novembro de 2022 foi aplicado um questionário semiestruturado, com 21 questões, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os participantes da pesquisa foram consumidores de iogurte com idade mínima de 18 anos. Foi realizada uma análise descritiva com o auxílio do software SPSS 15.0, em versão licenciada e uma estratégia de marketing foi desenvolvida. Participaram do estudo 386 pessoas, sendo 53,0% do sexo masculino, com idade média de 29 anos (+-12,3 anos), 73,1% eram solteiros, com segundo grau completo e renda familiar mensal entre 1 e 3 salários mínimos (33,9%), sendo que 21,5% dos respondentes consumiam iogurtes três vezes na semana e 41,2% afirmaram consumir produtos diet ou light. 66,6% demonstraram interesse em comprar o iogurte integral natural bicamada com preparado de maçã e zero adição de açúcares, motivados pela curiosidade e por ser um produto saudável, com 265 marcações. Além disso, esse produto remetia às sensações de saúde, algo natural e alimento nutritivo, com 287, 211 e 193 marcações, respectivamente. Em relação ao iogurte integral natural bicamada com preparado de maçã e chia zero adição de açúcares, 61,7% certamente ou provavelmente o comprariam, por ser um produto saudável e por curiosidade, com um total de 203 marcações. Esse iogurte remetia à saúde, com 297 marcações, seguido de alimento nutritivo (241), e algo natural (200). A embalagem ideal seria de 200 g para os dois tipos de iogurte, sem (25,0%) e com adição de chia (26,9%). O preço ideal para 150 g de iogurte sem chia seria de R$3,50 (42,0%), enquanto o com adição de chia seria de R$4,00 (35,2%). As cores ideais para os rótulos dos iogurtes seriam branco e vermelho, com 35,2% (sem chia) e 35,5% (com chia). Com base nos resultados, foram elaborados banners e folders como forma de divulgação, utilizando as cores escolhidas para o rótulo do produto. Como o iogurte foi associado a aspectos naturais e de saúde, frases que reforçavam essas sensações foram expostas nas propagandas, como “Alimento nutritivo e saudável” e “Iogurte naturalmente adoçado”. Um slogan foi criado para a campanha: “Iogurte natural com maçã e chia, sua saúde sempre em dia!”. Conclui-se que como os entrevistados demonstraram interesse em adquirir esse novo produto, associado a uma propaganda que valorize as sensações que remetem a ele, o mesmo possuirá grandes chances de sucesso no seu lançamento e comercialização.
Palavras-chave iogurte, saúde, marketing
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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