"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18726

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Pâmela Rabêlo Dias
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Outros membros Ana Laura Rodrigues Morais, Ana Luíza Alves da Silva
Título CARES: projeto de aconselhamento linguístico-emocional no Departamento de Letras da UFV
Resumo O CARES, ou Counseling Assistance for Reflective English Students (Assistência de Aconselhamento Reflexivo para Estudantes de Inglês) é um projeto de extensão recém-criado e instituído no departamento de Letras da UFV. O próprio nome do projeto define bem o seu propósito: estabelecer uma rede de apoio para que estudantes de inglês possam refletir, ser aconselhados e guiados durante sua trajetória no curso, de modo a encontrar soluções para os diversos desafios e obstáculos que possam aparecer em relação a sua aprendizagem de língua inglesa. O projeto busca contemplar não apenas questões linguísticas, mas principalmente, como aprender a aprender e, também, os aspectos afetivos que fazem parte do processo de aprendizagem e aquisição de uma segunda língua. Por meio disso, espera-se que haja uma melhora no desempenho dos alunos de inglês da graduação e que eles possam seguir com os estudos de forma mais autônoma, dominando estratégias de aprendizagem que atendam suas necessidades particulares. As sessões de aconselhamento são, portanto, centradas no diálogo e são planejadas de acordo com as necessidades dos participantes. Desde o início do primeiro semestre letivo de 2023, o projeto tem oferecido, gratuitamente, encontros semanais com temas variados, promovendo um espaço acolhedor, mediado pelas conselheiras, onde os graduandos compartilham suas experiências no curso, e refletem sobre fatores intra e inter pessoais e cognitivos que envolvem o processo de aquisição da língua, como suas crenças, emoções, identidades, dentre outros. Ademais, os participantes também podem escolher ter encontros individuais nos horários disponibilizados semanalmente. Como parte das ações realizadas, inclui-se a divulgação por meio da produção de panfletos, cartazes, visitas em sala de aula e gerenciamento das redes sociais com conteúdo informativo e devidamente atualizado. Como próximo passo, o time do CARES planeja promover um evento no segundo semestre com palestras e workshops. Os resultados iniciais mostram que, mesmo com um número ainda pequeno de participantes, o projeto foi capaz de acolher a todos – alunos de Letras e Secretariado Executivo Trilíngue – que se fizeram presentes nos encontros em grupo e individuais. Além disso, as conselheiras puderam ajudar em diversos aspectos acadêmicos e pessoais de cada um, ouvindo, aconselhando e compartilhando materiais baseados na literatura da área. É perceptível que os participantes regulares têm, eventualmente, apresentado melhoras quanto às suas questões para com a aprendizagem e bem-estar geral na universidade. Seus comentários sempre positivos sobre o projeto são um reflexo de seu bom resultado e de sua importância. Assim, baseado na literatura sobre aconselhamento e aprendizagem humanizada de língua inglesa, e incentivado pelo retorno positivo vindo dos atuais participantes no semestre de 2023/1, o projeto busca expandir as atividades para cativar ainda mais estudantes que possam se beneficiar do aconselhamento.
Palavras-chave Aconselhamento linguageiro, linguística aplicada, aprendizagem de língua inglesa
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,70 segundos.