"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18709

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Luiz Otávio Sousa Lima
Orientador MAGNUS LUIZ EMMENDOERFER
Título Análise da comunicação e visibilidade das Cátedras da UNESCO no Brasil
Resumo O Programa Cátedras Unesco desempenha um papel crucial na promoção de pesquisa, o desenvolvimento e a implementação de iniciativas inovadoras nas áreas de educação, ciência e cultura em todo o mundo. No Brasil, há 33 cátedras reconhecidas pela Unesco, abrangendo uma ampla gama de temas, incluindo também meio ambiente e direitos humanos, dentre outros diversos. Sua importância se destaca no desenvolvimento de políticas e na formação de recursos humanos qualificados nas áreas temáticas em que atuam. No entanto, a efetiva divulgação das atividades e projetos das Cátedras no Brasil se faz crucial para ampliar seu alcance e impacto, envolvendo diferentes públicos, setores, temas, pesquisadores, estudantes e a sociedade em geral. Embora existam informações disponíveis nos websites das Cátedra Unesco, é importante destacar que nem todas têm mantido informações atualizadas. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa das cátedras brasileiras, utilizando como metodologia uma análise das informações presentes ou disponíveis na internet, além do mais, a busca e a avaliação dos websites encontrados, seus meios de divulgação e se ainda atualizam seus posts para disseminar suas informações. Essa abordagem metodológica visa fornecer uma visão detalhada e embasada sobre a situação atual da comunicação das Cátedras no país. Sob essa óptica, os resultados destacam que no Brasil, apenas oito possuem um site como meio de divulgação próprio, ou seja, a maioria das Cátedras dependem de redes das instituições ou associados para compartilhar essas informações, o que pode limitar sua visibilidade e alcance. Como resultados preliminares, surpreendentemente, duas das 33 Cátedras não possuem uma informação qualquer para divulgação dos seus conteúdos durante o estudo. No tocante ao uso de redes sociais, nove possuem presença nas plataformas, mas apenas cinco de fato atualizam regularmente seus conteúdos nas redes, o que indica uma falta de informações para a sociedade sobre seus trabalhos quando se destaca que 28 delas não se encontram ainda nesse mundo digital ampliando seus trabalhos no que se diz a respeito de divulgação para a sociedade. Diante desses resultados, pode-se concluir que ainda há espaço para melhorias significativas na forma como essas Cátedras se comunicam para informar a sociedade a respeito do que estão fazendo. Apenas uma parcela possui sites próprios, o que limita uma autonomia para controle das informações e o alcance de mais visibilidade, e se apoiar das redes da instituição provocam uma oportunidade de explorar outros canais próprios para a comunicação. A baixa participação em redes sociais, denota-se uma oportunidade perdida no engajamento e alcances proporcionais. Sendo assim, o investimento em estratégias para uma divulgação mais afetiva de seus trabalhos, projetos, podem maximizar o impacto da pouca visibilidade das Cátedras, onde o esforço coletivo pode contribuir para que sintetizam essas oportunidades oferecidas pela era digital.
Palavras-chave Cátedra, UNESCO, Pesquisa
Forma de apresentação..... Vídeo
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