Resumo |
A Pedagogia Waldorf (PW) é uma proposta educacional centenária surgida na Alemanha, e que também pode ser referenciada como abordagem antroposófica. Essa pedagogia foi desenvolvida segundo os princípios da Antroposofia, ciência proposta por Rudolf Steiner no início do século XX, através de seus estudos sobre antropologia e teosofia. No Brasil há aproximadamente 250 Escolas Waldorf, organizadas pela Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB). A abordagem antroposófica tem ganhado bastante destaque internacionalmente por conta de sua proposta educacional diferenciada. Apesar disso, ela ainda é relativamente pouco explorada nos estudos acadêmicos no Brasil. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo compreender como essa abordagem compreende e trabalha o ensino de idiomas, por meio de uma revisão de literatura a respeito das teorias e práticas relacionadas ao ensino de línguas estrangeiras na Pedagogia Waldorf. O objetivo é fornecer uma visão abrangente do contexto do ensino de línguas estrangeiras na Pedagogia Waldorf. Para isso foram analisados diversos trabalhos referentes ao ensino de línguas estrangeiras na abordagem antroposófica (LEFFA, 1999; DAHL, 2003; WIECHERT, 2013; STEINER, 2022). A análise levou em consideração os princípios fundamentais da Pedagogia Waldorf relacionados ao ensino de línguas estrangeiras, como, por exemplo, a compreensão do desenvolvimento humano, a valorização do contato com diferentes idiomas na infância, a relação do ensino com a arte e a importância do engajamento emocional dos alunos e dos professores no processo educacional. Os resultados sugerem que a abordagem antroposófica busca promover um ambiente propício para a aquisição e o domínio de idiomas, levando em consideração as necessidades e características de cada fase do desenvolvimento humano. As contribuições deste trabalho apontam para o conhecimento sobre o ensino e aprendizagem de línguas dentro da abordagem antroposófica, sugerindo que os princípios da Pedagogia Waldorf podem promover práticas pedagógicas efetivas e experiências de aprendizagem significativas para os alunos em línguas estrangeiras. |