"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18676

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e urbanismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor João Pedro Martins Pereira
Orientador JOYCE CORRENA CARLO
Outros membros Caio de Carvalho Lucarelli, Ligiana Pricila Guimarães Fonseca, Matheus Menezes Oliveira, Olga Moraes Toledo
Título Tecnologias para adaptação de edificações às mudanças no clima: eficiência energética, geração fotovoltaica e redução de emissões em escolas
Resumo O último relatório do IPCC revelou um aumento de 1,1°C na temperatura média da superfície da Terra em relação ao período pré-industrial. Esse aquecimento global traz diversos riscos aos ecossistemas, como o aumento de eventos extremos e ondas de calor, além de ameaçar a disponibilidade de energia, afetando o conforto e a eficiência energética das edificações. No Brasil, o setor de construções escolares consome menos energia em comparação com outros países, mas regularmente se deve ao desempenho térmico deficiente, que tende a piorar com as mudanças climáticas. Destarte, busca-se desenvolver uma metodologia que integre tecnologias prediais passivas e ativas de baixo consumo energético, visando melhorar o conforto térmico e aumentar a eficiência energética como alternativa ao uso de ar-condicionado em salas de aula. Tal iniciativa considera tanto a viabilidade técnica quanto econômica do retrofit de um edifício escolar representativo para o Brasil, levando em conta as projeções das mudanças climáticas. A pesquisa, em andamento, tem uma abordagem exploratória, com métodos quali-quantitativos, incluindo procedimentos experimentais e revisão bibliográfica. A primeira etapa consistiu em uma revisão de literatura para fundamentar a escolha de um arquétipo representativo de edificações escolares brasileiras e das tecnologias a serem avaliadas por simulação em um cenário de mudanças climáticas. Na escolha do arquétipo, foram levantados os trabalhos de Geraldi (2021) e do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), que desenvolveram benchmarks de consumo de energia para edifícios escolares no país. Para a escolha das tecnologias, está sendo realizada uma revisão integrativa de literatura, a partir de palavras-chave, nas bases de dados Scopus e Science Direct, considerando o período de 2018 a 2023. Inicialmente, foram levantados 147 trabalhos que abrangeram todas as zonas climáticas de Köppen-Geiger. Como segundo filtro, considerou-se na revisão apenas os trabalhos que investigaram escolas localizadas nas zonas de clima tropical (A), árido (B) e temperado (C), que abrangem todas as regiões do país segundo a classificação climática atual e projeções futuras - totalizando 137 publicações. A etapa atual da pesquisa consiste na leitura dos artigos para extração de dados relativos ao dimensionamento e resultados de desempenho obtidos pela aplicação das tecnologias. A partir desta revisão, serão selecionadas as tecnologias de melhor desempenho para serem testadas, por simulação, no arquétipo selecionado na revisão. Espera-se identificar, para diferentes climas do Brasil, quais foram as combinações de tecnologias e de parâmetros de dimensionamento que proporcionaram o maior percentual de horas em conforto térmico, o menor consumo de energia em relação a um caso base com aplicação de ar-condicionado nas salas de aula, e as alternativas economicamente viáveis.
Palavras-chave Aquecimento global, Conforto térmico, Eficiência energética
Forma de apresentação..... Vídeo
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