"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18664

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vanessa de Oliveira Farias
Orientador MARIA SONIA LOPES DUARTE
Outros membros Dandara Baia Bonifácio, Rafael Junio Rombardi da Silva, Rafaela Guimarães Rizzi, TATIANA DO NASCIMENTO CAMPOS
Título Adequação da ingestão proteica associada à realização das refeições principais completas em indivíduos vegetarianos.
Resumo Introdução: Indivíduos adultos vegetarianos devem ingerir proteína em quantidade adequada por meio das refeições principais do dia. Objetivos: Analisar a adequação da ingestão proteica de indivíduos vegetarianos e associar com a realização das refeições principais completas. Metodologia: Análise transversal com dados de pacientes atendidos pelo Programa Pró Vegetariano da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Viçosa, entre os anos 2017 e 2019. A investigação da ingestão proteica foi realizada por meio do recordatório de 24h e quantificada pelo software Dietpro. A divisão do consumo proteico total (g) pelo peso (kg) de cada paciente foi realizada para obtenção da relação g/kg/dia. Para análise da realização de refeições principais completas, considerou-se café da manhã, almoço e jantar, de modo que para o café da manhã, foi avaliada a presença de cereais e amiláceos, leite e derivados e/ou sementes e oleaginosas, e almoço e jantar, a presença de cereais e amiláceos, leguminosas e hortaliças. Os dados foram analisados pelo software SPSS, com nível de significância de 5%. A normalidade das variáveis foi avaliada pelo teste Kolmogorov-Smirnov e a correlação das mesmas pelos testes Pearson ou Spearman. Resultados: A amostra incluiu 91 indivíduos, com média de idade de 24 anos. A maioria eram mulheres (82,3%), tinham ensino médio completo e superior incompleto (75,6%) e eram estudantes (82,2%). Além disso, a maioria eram ovolactovegetarianos (75,6%) e vegetarianos estritos (20,0%). Ao todo 14,3% dos indivíduos consumiram as refeições principais completas, com ingestão proteica média de 1,12±0,46 g/kg/dia, considerada adequada. Entre os que realizaram as refeições principais incompletas, a ingestão proteica média foi de 0,79±0,3 g/kg/dia, sendo inadequada para 85,7% da amostra. Entre os indivíduos que realizaram as refeições principais completas, a ingestão proteica total média foi de 63,33g, já para aqueles que realizaram de forma incompleta, a média foi de 46,47g. Todas as refeições principais do dia se correlacionaram significativamente com a ingestão proteica em g/kg e total. Contudo, foram observadas correlações médias e fortes apenas para a ingestão proteica de acordo com a relação g/kg/dia para almoço e jantar. Conclusão: Os resultados demonstram a necessidade de realização das três refeições principais do dia de forma completa para obtenção de ingestão proteica adequada em indivíduos vegetarianos. Portanto, a alta prevalência de vegetarianos com realização de refeições principais incompletas e ingestão proteica inadequada, evidencia a necessidade de educação nutricional voltada para o tema nesta população.
Palavras-chave Vegetarianismo, proteínas, consumo alimentar.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,72 segundos.