"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18660

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Maurício Masaharu Okuyama
Orientador JOSE AUGUSTO MIRANDA NACIF
Outros membros Kristtopher Kayo Coelho, Thiago Cândido Rocha
Título Avaliação de desempenho de redes wi-sun em aplicações internet das coisas
Resumo O aumento da conectividade com a Internet tem transformado negócios e criado oportunidades de investimentos sem precedentes. Atualmente é muito mais fácil monitorar dados através de dispositivos ligados à internet das coisas (Internet of Things - IoT). Boa parte destes dispositivos estão atrelados a aplicações de medição e cidades inteligentes. O funcionamento de dispositivos de medição inteligentes garantem o acesso em tempo real às informações sobre o consumo de energia e seus custos. A automatização da medição do consumo de energia elétrica é parte importante da evolução e implementação de conceitos da IoT. Ela proporciona acesso amigável a serviços de monitoramento e gerenciamento da rede de energia. Os medidores modernos são facilmente integrados a redes elétricas inteligentes, por meio de uma interface de comunicação sem fio. Desta forma, a avaliação de viabilidade e adoção do protocolo de comunicação sem fio Wi-SUN (Wireless Smart Ubiquitous Network - Field Area Network) é essencial para o desenvolvimento de soluções eficientes.

O Wi-SUN FAN é uma tecnologia de especificação aberta baseada no padrão IEEE 802.15.4g. Ela é apropriada para aplicações práticas em cidades inteligentes (Smart Cities) e redes elétricas inteligentes e sua relevância no mercado é promissora. Entre suas principais características, destaca-se o suporte a diferentes topologias, em especial a topologia em malha (mesh). Esta topologia confere à rede um alcance dinâmico com alta tolerância a falhas devido ao emprego do roteamento de múltiplos saltos (multi-hop routing). No entanto, por ser uma tecnologia relativamente recente, a quantidade de estudos documentados referentes a testes práticos de suas capacidades como o consumo energético, alcance, robustez e eficiência são limitadas.

Assim, este projeto propõe um estudo empírico da tecnologia em uma plataforma com suporte nativo ao Wi-SUN em colaboração com uma empresa que possui experiência na área de Smart Metering (Medição Inteligente). A metodologia deste projeto envolve a utilização da plataforma de hardware CC1312R7 da Texas Instruments, que oferece suporte nativo à rede Wi-SUN. Nessa plataforma, será avaliado e validado o sistema de medição de energia da empresa parceira, que atualmente utiliza o protocolo de rede da plataforma Contiki, a qual não é compatível com o Wi-SUN. Assim, será possível avaliar o desempenho das redes Wi-SUN em comparação com a plataforma Contiki. Espera-se obter uma análise abrangente das redes Wi-SUN em ambientes reais, abordando aspectos como escalabilidade, alcance e resiliência. Esses resultados serão essenciais para identificar e antecipar eventuais problemas das redes Wi-SUN, permitindo correções antes da implantação em campo e evitando custos adicionais com a manutenção dos dispositivos IoT.
Palavras-chave IoT, Internet das Coisas, Smart Metering
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.