"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18648

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, MEC
Primeiro autor Douglas Correia de Souza
Orientador MARIA APARECIDA SCATAMBURLO MOREIRA
Outros membros Arthur San't Anna Meira Haddad, Cecília Luis de Queiroz, Guilherme Fraga de Souza Miranda, JACKSON VICTOR DE ARAUJO, Luís Felipe Leocádio Rigueira, Luís Felipe Toledo, Rodrigo Vieira de Miranda
Título Caenorhabditis elegans no ensino básico: uma plataforma horizontal e integrada de ensino, pesquisa e extensão em Saúde-Única
Resumo Introdução: Este trabalho faz parte de uma tese de doutorado que aborda a necessidade de desenvolver novas metodologias de aprendizado e pesquisa no campo da Saúde, a fim de envolver os professores e alunos de forma ativa no processo de construção do conhecimento científico, bem como na transformação social de sua comunidade através da extensão. Com base nesse contexto, o estudo propõe o uso do organismo modelo Caenorhabditis elegans como ferramenta biotecnológica para aulas de Ciências que adotem metodologias ativas, gerando pesquisa e extensão alinhadas ao conceito de Saúde-Única. C. elegans é um organismo que oferece vantagens para ser utilizado em sala de aula, como baixo risco em biossegurança, pois não é patogênico e a dispensa de aprovação em conselhos de ética por ser um invertebrado. Além disso, seu cultivo e manutenção possuem um baixo custo, tornando-se acessíveis para utilização em ambiente escolar. Objetivos: Desenvolver aulas práticas horizontais com o uso de C. elegans, a fim de difundir pesquisas científicas relacionadas à Saúde-Única e gerar produtos de extensão para a comunidade. Os alunos que participaram das aulas foram estimulados a reproduzir as metodologias com outros estudantes, horizontalizando a integração de ensino, pesquisa e extensão. Descrição das Principais Ações: As atividades foram realizadas como práticas de extensão em instituições de ensino no município de Viçosa-MG. Para conduzir as aulas práticas, foram utilizados animais de origem do Caenorhabditis Genetics Center (CGC). O material necessário, como placas com meio para crescimento de nematóides, pipetas, ponteiras, meios tamponados e água destilada, foram esterilizados antes e depois do uso e descartado de acordo com os protocolos de descarte de resíduos da instituição. Resultados obtidos até o momento: A adoção de metodologias ativas de ensino, nas quais os alunos têm um papel de protagonismo na construção do conhecimento científico usando o C. elegans, foi dinâmica e positiva. As instruções de biossegurança destacando a ausência de risco de infecção humana foram eficazes, pois os alunos se sentiram seguros em trabalhar com as placas contendo os vermes. Foram desenvolvidos pelos alunos o projeto intitulado "Caenorhabditis elegans como biosensor para triagem de agrotóxicos em alimentos in natura". Os alunos participantes desenvolveram o biosensor e ministraram aulas práticas para outros colegas do colégio, treinando-os na aplicação da metodologia criada e incentivando-os a aprimorar e desenvolver novos projetos para publicação e divulgação científica. Conclusões: O uso de C. elegans mostrou-se eficaz para integrar ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da Saúde-Única. A abordagem de ensino ativo permitiu que os alunos se engajassem no processo de aprendizado, desenvolvessem habilidades técnicas e gerassem um produto biotecnológico para a sociedade.
Palavras-chave Biotecnologia, Metodologia ativa de ensino, Ensino de Biologia.
Forma de apresentação..... Painel
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