| ISSN |
2237-9045 |
| Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
| Nível |
Pós-graduação |
| Modalidade |
Extensão |
| Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática |
Saúde coletiva |
| Setor |
Departamento de Veterinária |
| Bolsa |
Outros |
| Conclusão de bolsa |
Não |
| Apoio financeiro |
FAPEMIG, MEC |
| Primeiro autor |
Douglas Correia de Souza |
| Orientador |
MARIA APARECIDA SCATAMBURLO MOREIRA |
| Outros membros |
Arthur San't Anna Meira Haddad, Cecília Luis de Queiroz, Guilherme Fraga de Souza Miranda, JACKSON VICTOR DE ARAUJO, Luís Felipe Leocádio Rigueira, Luís Felipe Toledo, Rodrigo Vieira de Miranda |
| Título |
Caenorhabditis elegans no ensino básico: uma plataforma horizontal e integrada de ensino, pesquisa e extensão em Saúde-Única |
| Resumo |
Introdução: Este trabalho faz parte de uma tese de doutorado que aborda a necessidade de desenvolver novas metodologias de aprendizado e pesquisa no campo da Saúde, a fim de envolver os professores e alunos de forma ativa no processo de construção do conhecimento científico, bem como na transformação social de sua comunidade através da extensão. Com base nesse contexto, o estudo propõe o uso do organismo modelo Caenorhabditis elegans como ferramenta biotecnológica para aulas de Ciências que adotem metodologias ativas, gerando pesquisa e extensão alinhadas ao conceito de Saúde-Única. C. elegans é um organismo que oferece vantagens para ser utilizado em sala de aula, como baixo risco em biossegurança, pois não é patogênico e a dispensa de aprovação em conselhos de ética por ser um invertebrado. Além disso, seu cultivo e manutenção possuem um baixo custo, tornando-se acessíveis para utilização em ambiente escolar. Objetivos: Desenvolver aulas práticas horizontais com o uso de C. elegans, a fim de difundir pesquisas científicas relacionadas à Saúde-Única e gerar produtos de extensão para a comunidade. Os alunos que participaram das aulas foram estimulados a reproduzir as metodologias com outros estudantes, horizontalizando a integração de ensino, pesquisa e extensão. Descrição das Principais Ações: As atividades foram realizadas como práticas de extensão em instituições de ensino no município de Viçosa-MG. Para conduzir as aulas práticas, foram utilizados animais de origem do Caenorhabditis Genetics Center (CGC). O material necessário, como placas com meio para crescimento de nematóides, pipetas, ponteiras, meios tamponados e água destilada, foram esterilizados antes e depois do uso e descartado de acordo com os protocolos de descarte de resíduos da instituição. Resultados obtidos até o momento: A adoção de metodologias ativas de ensino, nas quais os alunos têm um papel de protagonismo na construção do conhecimento científico usando o C. elegans, foi dinâmica e positiva. As instruções de biossegurança destacando a ausência de risco de infecção humana foram eficazes, pois os alunos se sentiram seguros em trabalhar com as placas contendo os vermes. Foram desenvolvidos pelos alunos o projeto intitulado "Caenorhabditis elegans como biosensor para triagem de agrotóxicos em alimentos in natura". Os alunos participantes desenvolveram o biosensor e ministraram aulas práticas para outros colegas do colégio, treinando-os na aplicação da metodologia criada e incentivando-os a aprimorar e desenvolver novos projetos para publicação e divulgação científica. Conclusões: O uso de C. elegans mostrou-se eficaz para integrar ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da Saúde-Única. A abordagem de ensino ativo permitiu que os alunos se engajassem no processo de aprendizado, desenvolvessem habilidades técnicas e gerassem um produto biotecnológico para a sociedade. |
| Palavras-chave |
Biotecnologia, Metodologia ativa de ensino, Ensino de Biologia. |
| Forma de apresentação..... |
Painel |