Resumo |
O Brasil passou por um período de expansão do ensino superior na rede pública e privada entre os anos 1996 a 2014, proporcionando a democratização do acesso por meio do aumento da oferta de vagas de graduação a partir de políticas públicas de criação de novas IES - Instituições de Ensino Superior, novos campi e cursos, além de programas de financiamento estudantil, estabelecimento de cotas, alcançando estudantes com vulnerabilidade social e econômica. Atualmente, o ensino superior passa por uma fase transitória com oferta diversificada de ensino técnico, cursos superiores em tecnologia e cursos sequenciais, ensino à distância e tradicionais. Sendo que, todos objetivam oferecer ao aluno conhecimento prático, teórico e específico, com tempo de duração viável em relação à situação econômica do estudante, tornando-se atrativo para muitos alunos. Entretanto, constata-se uma realidade na qual o número de vagas oferecidas pelas IES cresceu rapidamente, por outro lado a procura, por motivos diversos, diminuiu na mesma proporção, desafiando a expectativa das instituições que vislumbravam a procura sempre maior que a oferta de vagas. A concorrência para atrair novos alunos tornou o marketing uma importante estratégia para as instituições educacionais que tiveram esta percepção a partir do declínio no volume de matrículas. Diante desse quadro de oferta e demanda, a educação passa a ser vista como serviço e o aluno como cliente. Portanto torna-se imprescindível que as IES reavaliem sua concepção em relação ao aluno, identificando suas carências e necessidades, investindo em fatores atraentes do ponto de vista físico e educacional, entendendo principalmente o que o motiva na decisão de escolha da instituição para sua formação. A partir da constatação desta realidade institucional buscou-se como objetivo desta pesquisa identificar os principais fatores determinantes no processo de escolha dos estudantes por uma IES por meio de uma revisão sistemática foram levantados os fatores mais citados pelos autores pesquisados. Relacionou-se como fatores atrativos na escolha de uma IES questões socioeconômicas, étnico-raciais e de gênero, segurança e localização. Instituições e cursos que possibilitem uma maior perceptibilidade e destaque profissional. Reconhecimento geral da IES, investimento financeiro, estrutura física e acadêmica da IES, comodidade/praticidade e imediatismo/garantia além de oportunidade de aprendizagem e de crescimento profissional. Também foram destacadas a influência de amigos e familiares de forma positiva ou negativamente. Conclui-se que é fundamental analisar os fatores determinantes na escolha da IES, por parte do aluno de um curso superior, possibilitando a avaliação do perfil e outras potencialidades estabelecendo vínculos de confiança, credibilidade e lealdade a fim de possibilitar o fomento desses fatores influenciadores para alcançar um maior número de alunos e consequentemente impulsionar as matrículas na instituição. |