"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18633

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luis Henrique de Freitas
Orientador LEONARDO ANTONIO MENDES DE SOUZA
Título Desenvolvimento de um jogo de RPG para o Ensino de Física Moderna – A Vingança de Newton
Resumo Metodologias de ensino podem ser definidas como o conjunto de processos tomados para guiar o aprendizado do discente. As metodologias tradicionais de ensino, são as que o docente tem o principal foco na sala de aula, guiando a dinâmica em sala de aula. Enquanto metodologias de ensino centradas no estudante (MECE), as MECE têm o intuito de dar autonomia ao aluno usando um processo investigativo. Desde modo o aluno é incentivado a participar ativamente da aula, adquirindo e transformando seu conhecimento. Uma das maneiras de se implementar a MECE em sala de aula é com a gamificação, que é a utilização de jogos como ferramenta de ensino, se baseando em seus diversos aspectos e estratégias. Podemos citar os Role Playing Games (RPGs) ou “jogos de interpretação de papeis”, onde os jogadores interpretam personagens e são colocados em mundos fictícios sendo guiados pelo “Mestre” que narra a história. Para utilizar RPGs como estratégias de gamificação do ensino, é necessário encontrar maneiras de abordar o conteúdo dado em sala de aula, e encaixá-las no roteiro do jogo. Sendo assim o objetivo dessa pesquisa é a criação de um RPG de física moderna, com o foco nos alunos do ensino médio e superior; para ter a certeza do uso de RPGs como MECE, são usados questionários para coleta de dados e análises de dados. O primeiro passo foi fazer uma pesquisa aprofundada sobre métodos de ensino, dando foco principal à MECE e à gamificação, para assim criar uma “jogabilidade” compatível com a sala de aula. Assim foi trabalhada uma aventura de RPG com o intuito de abordar numerais quânticos, que se passa em um futuro distante onde carros voadores e robôs humanoides são uma realidade, a aventura é acompanhada de biografias dos personagens jogáveis. Foram também criados 3 questionários, de pré e pós teste para coletar informações sobre conhecimento de física moderna e percepção de aprendizado. O sistema usado pelo jogo é baseado em atributos, sendo eles: conceitual, experimentação, lógico-matemático, percepção e social. Cada personagem tem diferentes níveis em cada atributo baseados em suas biografias, as ações do jogador são bem ou mal sucedidas se baseando no quão alto é o nível do atributo que o jogador estiver utilizando.
Palavras-chave Ensino de Física, Física Moderna, Metodologias Alternativas de Ensino
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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