Resumo |
Introdução: Este trabalho apresenta os caminhos trilhados durante a pesquisa de mestrado ‘A Educação Financeira como estratégia múltipla para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)’ que foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, oferecido pela Universidade Federal de Viçosa. A pesquisa consistiu em um estudo referente à utilização da Educação Financeira (EF) por meio de atividades embasadas na Educação Matemática Crítica (EMC) propostas aos alunos da EJA. Objetivos: O objetivo geral da pesquisa foi analisar as possibilidades de utilização da EF, fundamentada na EMC, como estratégia múltipla para estudantes da EJA. Como objetivos específicos foram estabelecidos: identificar, por meio das atividades, como a EF pode constituir-se como estratégia de recrutamento, permanência e facilitadora da aprendizagem de Jovens e Adultos; evidenciar os limites e contribuições da EF na EJA; e estabelecer parâmetros para a EF, para que se configure como facilitadora da aprendizagem de Matemática por estudantes jovens e adultos. Metodologia: Para produzir os dados da pesquisa elaboramos e propusemos questionário, atividades e entrevista aos alunos do Ensino Médio de uma escola da cidade de Ervália-MG que aceitaram participar da pesquisa. Resultados: As análises do questionário, das atividades propostas e entrevistas foram feitas com o objetivo de abordar os aspectos de possibilidade de fazer uso da EF como estratégia de recrutamento, permanência e facilitadora da aprendizagem. Para abordar esses aspectos, no momento de elaboração do questionário, as questões foram elaboradas visando obter respostas que nos levassem à conhecer um pouco sobre a história escolar de cada aluno, para também refletir sobre a motivação para retomar e/ou dar continuidade aos estudos, além do modo como se deu o aprendizado de Matemática, se aconteceu, e ainda, o que a inserção da EF, sob a perspectiva da EMC, representou para o aluno. Durante a pesquisa, cinco atividades foram elaboradas e propostas aos estudantes visando contribuir no processo de aprendizado dos alunos, transmitindo a ideia da importância da EF levando para a sala de aula discussões sobre os conhecimentos presentes no cotidiano de cada aluno. As atividades compõem o Produto Educacional “Atividades envolvendo Educação Financeira para Jovens e Adultos” e propiciam discussões além da Matemática, sendo elas políticas, sociais e culturais, contribuindo para a formação crítica do aluno. Conclusões: As atividades propostas neste trabalho contribuem para a comunidade escolar, e corresponderam positivamente às expectativas criadas quanto ao alcance dos objetivos educacionais envolvidos na pesquisa. As atividades de EF propostas permitiram que aspectos relacionados à EMC se fizessem presentes no ambiente escolar, especialmente aqueles relacionados à Competência Democrática, ao Poder Formatador da Matemática e aos Cenários para Investigação. |