"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18632

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Natália Cristina Cal Andrade
Orientador CAROLINE MENDES DOS PASSOS
Título Educação Financeira, Educação Matemática Crítica e Educação de Jovens e Adultos: uma convergência possível
Resumo Introdução: Este trabalho apresenta os caminhos trilhados durante a pesquisa de mestrado ‘A Educação Financeira como estratégia múltipla para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)’ que foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, oferecido pela Universidade Federal de Viçosa. A pesquisa consistiu em um estudo referente à utilização da Educação Financeira (EF) por meio de atividades embasadas na Educação Matemática Crítica (EMC) propostas aos alunos da EJA. Objetivos: O objetivo geral da pesquisa foi analisar as possibilidades de utilização da EF, fundamentada na EMC, como estratégia múltipla para estudantes da EJA. Como objetivos específicos foram estabelecidos: identificar, por meio das atividades, como a EF pode constituir-se como estratégia de recrutamento, permanência e facilitadora da aprendizagem de Jovens e Adultos; evidenciar os limites e contribuições da EF na EJA; e estabelecer parâmetros para a EF, para que se configure como facilitadora da aprendizagem de Matemática por estudantes jovens e adultos. Metodologia: Para produzir os dados da pesquisa elaboramos e propusemos questionário, atividades e entrevista aos alunos do Ensino Médio de uma escola da cidade de Ervália-MG que aceitaram participar da pesquisa. Resultados: As análises do questionário, das atividades propostas e entrevistas foram feitas com o objetivo de abordar os aspectos de possibilidade de fazer uso da EF como estratégia de recrutamento, permanência e facilitadora da aprendizagem. Para abordar esses aspectos, no momento de elaboração do questionário, as questões foram elaboradas visando obter respostas que nos levassem à conhecer um pouco sobre a história escolar de cada aluno, para também refletir sobre a motivação para retomar e/ou dar continuidade aos estudos, além do modo como se deu o aprendizado de Matemática, se aconteceu, e ainda, o que a inserção da EF, sob a perspectiva da EMC, representou para o aluno. Durante a pesquisa, cinco atividades foram elaboradas e propostas aos estudantes visando contribuir no processo de aprendizado dos alunos, transmitindo a ideia da importância da EF levando para a sala de aula discussões sobre os conhecimentos presentes no cotidiano de cada aluno. As atividades compõem o Produto Educacional “Atividades envolvendo Educação Financeira para Jovens e Adultos” e propiciam discussões além da Matemática, sendo elas políticas, sociais e culturais, contribuindo para a formação crítica do aluno. Conclusões: As atividades propostas neste trabalho contribuem para a comunidade escolar, e corresponderam positivamente às expectativas criadas quanto ao alcance dos objetivos educacionais envolvidos na pesquisa. As atividades de EF propostas permitiram que aspectos relacionados à EMC se fizessem presentes no ambiente escolar, especialmente aqueles relacionados à Competência Democrática, ao Poder Formatador da Matemática e aos Cenários para Investigação.
Palavras-chave Educação em Ciências e Matemática, Produto Educacional, Ensino Médio
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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