"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18628

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Maria Clara Vidigal Santana
Orientador CAROLINE DE CASTRO MOURA
Outros membros Barbara Guimarães Lourenço, Bianca Bacelar Assis Araújo, Bruna de Oliveira Alves, Yara Martins Rodrigues
Título Avaliação do estresse em estudantes universitários no contexto pós pandemia da Covid-19: estudo transversal
Resumo Introdução: Após o advento da pandemia da Covid-19, houve aumento da incidência do estresse entre a população universitária. Objetivo: Avaliar o estresse e sua intensidade em estudantes universitários no contexto pós pandemia da Covid-19. Material e Métodos: Estudo transversal realizado com estudantes de uma universidade pública da Zona da Mata Mineira entre setembro e novembro de 2022, que foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer: 5.700.107). Os dados foram coletados de forma online, a partir do instrumento de caracterização sociodemográfica e psicossocial, da Depression, Anxiety and Stress Scale 21 (DASS 21) e analisados no Statistical Package for the Social Sciences (versão 20.0), por meio da estatística descritiva. Resultados: Participaram do estudo 144 estudantes, sendo 99 (68,8%) do sexo feminino e 45 (31,3%) do sexo masculino, com média de idade de 22,69 anos (desvio padrão: 4,312). 91 (63,2%) acadêmicos autodeclaram-se brancos, 41 (28,5%) pardos e outros 12 (8,37%) pretos. 138 (95,8%) dos estudantes eram solteiros. Com relação a moradia, 72 (50%) moravam em república, 33 (22,9%) moravam sozinho, 27 (18,8%) moravam com a família e outros 11 (7,6%) moravam em alojamento estudantil. 126 (87,5%) não trabalhavam, 112 (77,8%) não eram atendidos por nenhum programa de assistência estudantil, 105 (72,9%) não recebiam qualquer tipo de bolsa, 126 (59,7%) não possuíam nenhuma renda mensal própria, 42 (29,9%) alegaram renda familiar média entre dois a três salários mínimos. Em relação à formação acadêmica, 64 (44,5%) estavam matriculados em cursos da área de ciências biológicas e da saúde, 31 (21,7%) ciências humanas e sociais, 37 (25,9%) ciências exatas e suas tecnologias e 12 (8,4%) em ciências agrárias. A análise do estresse pela DASS-21 apontou média de 20,93 (desvio padrão: 11,712), o que corresponde a um nível moderado. Conclusão: Os resultados encontrados apontam o estresse como uma vulnerabilidade emocional dos estudantes universitários no contexto pós pandemia da Covid-19.
Palavras-chave Covid-19, Estresse Psicológico, Vulnerabilidade em Saúde.
Forma de apresentação..... Vídeo
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