"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18627

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Thiago Henrique Andrade Faria Vaz
Orientador JULIANA DE OLIVEIRA TORRES
Outros membros GUILHERME DE AZAMBUJA PUSSIELDI
Título Coordenação motora com bola de crianças e adolescentes participantes do Programa Segundo Tempo do município de Florestal – MG
Resumo Introdução: o Programa Segundo Tempo acontece em parceria com a Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal (UFV-CAF) e atende o município de Florestal-MG. O Programa visa melhorar o diálogo entre ensino, pesquisa, extensão e sociedade, no intuito de estimular ações para a inclusão social e contribuição para a redução das diferenças sociais. O Programa ofereceu até o momento as modalidades: Futebol, Futsal, Basquetebol, Handebol, Atletismo e Natação. Para análise diagnóstica dos participantes, foi avaliada a coordenação motora com bola. A coordenação motora influencia no desenvolvimento das habilidades motoras e também nas técnicas esportivas. Objetivos: promover e disseminar a prática de modalidades esportivas, contribuir para a formação cidadã e avaliar o nível de coordenação motora com bola dos participantes do Programa Segundo Tempo no município de Florestal-MG. Descrição das principais ações: participaram crianças e adolescentes de ambos os sexos na faixa etária de 06 a 17 anos de idade. As atividades aconteceram no campo de futebol, piscina e ginásio esportivo da UFV-CAF, além de outros ginásios da cidade. No planejamento das atividades, foi considerado o nível de cada participante e de cada turma, a fim de promover o desenvolvimento de habilidades em cada esporte específico, além da socialização, cooperação e respeito. Foi aplicado o Teste de Coordenação Motora com Bola (TCMB) para analisar o nível de coordenação motora com bola. O protocolo do TCMB compõe-se de quatro tarefas. A classificação do desempenho coordenativo ocorre pela classificação individual, do fator 1 (tarefas de 1 a 3), do fator 2 (tarefa 4) e a geral (fator 1+2), denominados como regular, bom e muito bom. Os resultados foram descritos por meio de estatística descritiva (média e desvio padrão). Resultados alcançados até o momento: foram avaliados 57 alunos, sendo 41 meninos (71,93%) e 16 meninas (28,07%), com uma média de idade de 12,6±2,23 anos. Na classificação do fator 1, 21,05% com REGULAR, 45,61%, com BOM e 33,33% com MUITO BOM. Na classificação do fator 2, 56,14% com REGULAR, 36,84% com BOM e 7,02% com MUITO BOM. Já a classificação geral foi de 36,84% com REGULAR, 45,61% com BOM e 17,54% com MUITO BOM. Conclusões: verificou-se que os alunos tiveram uma maior facilidade em realizar as atividades do fator 1 (quicar e conduzir), em relação à atividade do fator 2 (lançar e receber), resultado condizente com o tipo de prática esportiva que realizam nas aulas, que demandam mais das habilidades de quicar e conduzir, do que lançar e receber. A classificação geral indicou um percentual na classificação muito bom aquém do esperado, porém entende-se que muitos desses alunos iniciaram no Programa após a pandemia em que estes provavelmente estavam inativos fisicamente e sedentários. Estes resultados podem direcionar o planejamento para o desenvolvimento das habilidades motoras de maneira geral, em especial nas tarefas de lançar e receber.
Palavras-chave Iniciação esportiva, coordenação motora, habilidades motoras
Forma de apresentação..... Vídeo
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