Resumo |
Introdução: o Programa Segundo Tempo acontece em parceria com a Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal (UFV-CAF) e atende o município de Florestal-MG. O Programa visa melhorar o diálogo entre ensino, pesquisa, extensão e sociedade, no intuito de estimular ações para a inclusão social e contribuição para a redução das diferenças sociais. O Programa ofereceu até o momento as modalidades: Futebol, Futsal, Basquetebol, Handebol, Atletismo e Natação. Para análise diagnóstica dos participantes, foi avaliada a coordenação motora com bola. A coordenação motora influencia no desenvolvimento das habilidades motoras e também nas técnicas esportivas. Objetivos: promover e disseminar a prática de modalidades esportivas, contribuir para a formação cidadã e avaliar o nível de coordenação motora com bola dos participantes do Programa Segundo Tempo no município de Florestal-MG. Descrição das principais ações: participaram crianças e adolescentes de ambos os sexos na faixa etária de 06 a 17 anos de idade. As atividades aconteceram no campo de futebol, piscina e ginásio esportivo da UFV-CAF, além de outros ginásios da cidade. No planejamento das atividades, foi considerado o nível de cada participante e de cada turma, a fim de promover o desenvolvimento de habilidades em cada esporte específico, além da socialização, cooperação e respeito. Foi aplicado o Teste de Coordenação Motora com Bola (TCMB) para analisar o nível de coordenação motora com bola. O protocolo do TCMB compõe-se de quatro tarefas. A classificação do desempenho coordenativo ocorre pela classificação individual, do fator 1 (tarefas de 1 a 3), do fator 2 (tarefa 4) e a geral (fator 1+2), denominados como regular, bom e muito bom. Os resultados foram descritos por meio de estatística descritiva (média e desvio padrão). Resultados alcançados até o momento: foram avaliados 57 alunos, sendo 41 meninos (71,93%) e 16 meninas (28,07%), com uma média de idade de 12,6±2,23 anos. Na classificação do fator 1, 21,05% com REGULAR, 45,61%, com BOM e 33,33% com MUITO BOM. Na classificação do fator 2, 56,14% com REGULAR, 36,84% com BOM e 7,02% com MUITO BOM. Já a classificação geral foi de 36,84% com REGULAR, 45,61% com BOM e 17,54% com MUITO BOM. Conclusões: verificou-se que os alunos tiveram uma maior facilidade em realizar as atividades do fator 1 (quicar e conduzir), em relação à atividade do fator 2 (lançar e receber), resultado condizente com o tipo de prática esportiva que realizam nas aulas, que demandam mais das habilidades de quicar e conduzir, do que lançar e receber. A classificação geral indicou um percentual na classificação muito bom aquém do esperado, porém entende-se que muitos desses alunos iniciaram no Programa após a pandemia em que estes provavelmente estavam inativos fisicamente e sedentários. Estes resultados podem direcionar o planejamento para o desenvolvimento das habilidades motoras de maneira geral, em especial nas tarefas de lançar e receber. |