"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18626

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Rio Paranaíba
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Camila Aparecida Piva
Orientador GILBERTO VENANCIO LUIZ
Título Nível de engajamento ambiental: Uma proposta de mensuração
Resumo As ações humanas têm causado graves problemas ambientais, como mudanças climáticas e poluição ambiental, que ameaçam seriamente a vida na terra, tornando-se então um ponto central na discussão global. Nesse contexto, as pessoas e as organizações desempenham um importante papel no combate às mudanças no meio ambiente, sendo este papel reconhecido por governos, comunidades e acadêmicos no mundo todo. Dito isso, uma abordagem para reduzir os problemas relacionados ao assunto é a compreensão dos comportamentos das pessoas, como reciclagem, gestão de resíduos, redução do consumo de energia ou qualquer outro comportamento que busque conscientemente minimizar o impacto negativo de suas ações no ambiente. A compreensão dos comportamentos humanos que os atenuam ou os exacerbam, é crucial para enfrentar os desafios relacionados ao meio ambiente. Nessa ótica, o objetivo do estudo foi desenvolver um modelo de estrutura conceitual sobre engajamento ambiental e a partir deste propor e validar uma escala de medida deste constructo. A pesquisa é caracterizada como quantitativa descritiva e o desenvolvimento envolveu as etapas de identificação do construto pela revisão de literatura, a geração de itens da escala com base na literatura e a validação estatística da escala. O questionário de pesquisa foi aplicado de forma online com questões do perfil dos participantes e da escala de engajamento ambiental. Os itens da escala foram mensurados de 0 a 10, sendo a pontuação “0” atribuída à mínima intensidade da ação e a nota “10” atribuída à máxima intensidade da ação. A amostragem foi não-probabilística por conveniência e o tamanho final foi de 156 participantes. Na validação da escala foram usadas as técnicas estatísticas de Análise Fatorial Exploratória (AFE), Coeficiente Alfa de Cronbach e a Correlação Inter-itens. Após a realização da AFE os itens da escala que não obtiverem valores satisfatórios foram retirados. A escala final ficou com 20 distribuídos em três fatores. Com base nas questões constantes em cada fator, eles foram nomeados da seguinte maneira: Fator 1-Participação Ativa, Fator 2 - Conhecimento e Conscientização e o Fator 3 - Engajamento Pessoal, sendo estes construtos representativos das ações de engajamento ambiental realizadas pelos participantes. Os fatores encontrados tiveram coeficiente Alfa de Cronbach maiores que 0,60 e as variáveis dentro de cada fator obtiveram Correlação Inter-itens acima 0,30 demonstrando a validade dos mesmos. Observou-se que a maioria dos participantes tinham baixo nível de engajamento e possuíam um conhecimento limitado sobre o assunto. A maioria não recebeu formação específica sobre as questões ambientais, seja em escolas, universidades ou trabalho. Por fim, a escala criada poderá ser aplicada na educação ambiental em escolas, em empresas, na sociedade e em órgãos públicos auxiliando no diagnóstico do engajamento ambiental das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave Engajamento Ambiental, Participação Ativa, Conhecimento e Conscientização
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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