"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18619

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Gustavo Campolina Costa
Orientador POLIANA FLAVIA MAIA
Título A construção histórica de modelos de Equilíbrio Químico à luz de aspectos de Natureza da Ciência
Resumo Recentemente, pesquisadores da área de Educação em Ciências têm destacado que aprender Ciências envolve fazer com que os alunos entendam os objetivos epistêmicos e sociais da própria Ciência. Desse modo, algumas pesquisas têm defendido que os alunos desenvolvam um entendimento da Ciência enquanto uma atividade humana, além de reconhecer os modelos como o seu principal produto. Modelos são entendidos como artefatos feitos por humanos para desempenhar funções epistêmicas, tal qual na interpretação de como os objetos/sistemas podem ser, se comportar e interagir entre si. Sendo assim, modelos podem ser utilizados para gerar conhecimento através da sua produção, comunicação e utilização, ou seja, através das práticas de modelagem. Considerando tais argumentos, este trabalho teve como intuito analisar a construção histórica do atual modelo científico para o equilíbrio químico através de um caso histórico, investigando as principais etapas identificadas no processo de criação de modelos – também chamada de modelagem – e a importância de aspectos relacionados a como o conhecimento científico é desenvolvido e os fatores que influem na maneira como esse desenvolvimento se dá, que está voltado ao estudo da Natureza da Ciência (NdC). A aplicação do Modelo de Modelagem v.2 como uma ferramenta de análise possibilitou a identificação de diversas etapas do processo de modelagem, além de auxiliar na compreensão desse processo como cíclico, complexo e não linear e no entendimento de modelos como artefatos que desempenham diversos papeis epistêmicos na construção e comunicação do conhecimento científico. A análise sob o ponto de vista da Natureza da Ciência revelou muitos dos aspectos propostos pelo MoCEC v.2, possibilitando uma visão mais ampla e contextualizada de e sobre o processo de construção do conhecimento científico. Além disso, esse trabalho também convida a refletir sobre a necessidade da inserção de um novo aspecto relacionado à limitação sociológica, na área de Sociologia da Ciência, uma vez que tal aspecto abarcaria situações em que a comunidade científica encontra-se diante de incertezas e lacunas teóricas, e opera ciente da existência dessas.
Palavras-chave Ensino Fundamentado em Modelagem, Natureza da Ciência, Equilíbrio Químico
Forma de apresentação..... Vídeo
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