Resumo |
Recentemente, pesquisadores da área de Educação em Ciências têm destacado que aprender Ciências envolve fazer com que os alunos entendam os objetivos epistêmicos e sociais da própria Ciência. Desse modo, algumas pesquisas têm defendido que os alunos desenvolvam um entendimento da Ciência enquanto uma atividade humana, além de reconhecer os modelos como o seu principal produto. Modelos são entendidos como artefatos feitos por humanos para desempenhar funções epistêmicas, tal qual na interpretação de como os objetos/sistemas podem ser, se comportar e interagir entre si. Sendo assim, modelos podem ser utilizados para gerar conhecimento através da sua produção, comunicação e utilização, ou seja, através das práticas de modelagem. Considerando tais argumentos, este trabalho teve como intuito analisar a construção histórica do atual modelo científico para o equilíbrio químico através de um caso histórico, investigando as principais etapas identificadas no processo de criação de modelos – também chamada de modelagem – e a importância de aspectos relacionados a como o conhecimento científico é desenvolvido e os fatores que influem na maneira como esse desenvolvimento se dá, que está voltado ao estudo da Natureza da Ciência (NdC). A aplicação do Modelo de Modelagem v.2 como uma ferramenta de análise possibilitou a identificação de diversas etapas do processo de modelagem, além de auxiliar na compreensão desse processo como cíclico, complexo e não linear e no entendimento de modelos como artefatos que desempenham diversos papeis epistêmicos na construção e comunicação do conhecimento científico. A análise sob o ponto de vista da Natureza da Ciência revelou muitos dos aspectos propostos pelo MoCEC v.2, possibilitando uma visão mais ampla e contextualizada de e sobre o processo de construção do conhecimento científico. Além disso, esse trabalho também convida a refletir sobre a necessidade da inserção de um novo aspecto relacionado à limitação sociológica, na área de Sociologia da Ciência, uma vez que tal aspecto abarcaria situações em que a comunidade científica encontra-se diante de incertezas e lacunas teóricas, e opera ciente da existência dessas. |