"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18594

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Julianne Alvarenga Bruno
Orientador DEYSE GOMES DA COSTA
Título Representatividade Negra no Ensino de Química: Utilizando do jogo da memória para dar visibilidade aos Químicos Negros a as Químicas Negras presentes na História da Química
Resumo O presente trabalho visa promover uma discussão sobre a forma como a História da Química, presente nos materiais didáticos e divulgadas na mídia, invisibilizou a contribuição científicas e tecnológicas dos e das cientistas negros e negras ao longo do seu desenvolvimento. Voltado para o público de estudantes do ensino médio, o trabalho propõe um processo de reflexão por meio de um produto pedagógico lúdico (jogo da memória) para apresentar alguns Químicos Negros e Químicas Negras e suas contribuições ao longo da história que possa ser utilizado em salas de aulas para o ensino de química, através de uma dupla função social e educacional. A metodologia utilizada foi estudo qualitativo, onde optou-se por realizar uma abordagem Historiográfica sobre a vida e contribuições de alguns cientistas negros e negras do século XIV, XX e XXI. O resultado obtido foi um resumo da biografia dos seguintes cientistas George Washington Carver (1864-1943), Alice Augusta Ball Alice Augusta Ball (1892 – 1916), Lloyd Augustus Hall (1894 – 1971), Percy Lavon Julian (1899 – 1975), Marie Maynard Daly (1921 – 2003), Cheick Anta Diop (1923 – 1986), Betty Harris (1940 -), St. Elmo Brady (1884 - 1966), Lawrence H. Knox (1906 - 1966), Denise Alves Fungaro (1959 -), Alma LeVant Hayden (1927 – 1967), Bettye Washington Greene (1935-1995). A partir disso, foram confeccionadas as cartas e as regras para a utilização do jogo da memória. O jogo tem a proposta de tornar mais agradável a revisão dos compostos orgânicos, suas fórmulas estruturais correlacionando com Químicos e Químicas negros e negras que tiveram grande importância na síntese ou no isolamento dos compostos escolhidos. Esse é um conteúdo geralmente trabalhado no terceiro ano do ensino médio. As regras do jogo são as mesmas para o conhecido “Jogo da Memória”. Ao finalizar o jogo, é sugerido ao professor que seja feita uma discussão sobre a experiência vivida pelos estudantes, para que o próprio professor possa coletar e analisar como foi a realização dos jogos. Trazendo assim a oportunidade de eles processarem e analisarem dados químicos, por meio da curiosidade e atenção e promovendo o debate para uma justiça social, pluralidade e respeito às diversidades. Na literatura, as informações contidas nas cartas são encontradas em diversos sites diferentes e muitas vezes, estão em língua inglesa, o que dificulta a popularização desse conhecimento para a maior parte da sociedade, principalmente os que possuem dificuldade de acesso a meios tecnológicos como a internet, celular, computador e similares. Logo, é necessária que ocorra uma maior divulgação dessas informações, que os estudantes possam ter acesso e possam discutir sobre a participação de seus semelhantes na História da Química.
Palavras-chave Relações étnico-raciais, Produto pedagógico, ensino de química
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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