"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18588

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria Eduarda da Silva Matos
Orientador JOAO MARCOS DE ARAUJO
Outros membros ALINE DUARTE BATISTA, Laura Maria da Silva Pereira, Luiz Felipe Rodrigues Cruz, Maria Eduarda da Silva Matos, Raquel Cristina de Freitas, Wellison Domiciano de Almeida Araújo
Título Biolab - uma experiência de construção coletiva e participativa de saberes junto às escolas da Educação Básica
Resumo O Biolab é um projeto de extensão realizado por estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas que visa promover um contato mais próximo entre a universidade e as escolas da Educação Básica, contribuindo para a popularização da universidade e das ciências. O Biolab tem como objetivo contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Básica e com a formação dos futuros docentes em ciências e biologia. O projeto recebe turmas de escolas no 4° andar do Prédio das Licenciaturas (PLI), além de emprestar materiais didáticos para escolas de Viçosa - MG e região. O objetivo deste trabalho é apresentar o levantamento das visitas e dos recursos didáticos que foram emprestados nos anos de 2022 e 2023 e refletir sobre os seus efeitos na formação de alunos da educação básica e do ensino superior. O Biolab se organiza em várias frentes de trabalho, um desses grupos é o ‘acervo’, que durante o primeiro semestre de 2023, se dedicou a ampliar e modernizar as coleções de modelos e jogos didáticos. Todo o material produzido é disponibilizado para empréstimo e chegam às escolas por intermédio das disciplinas de Estágios Supervisionados e de projetos como o Pibid, Residência Pedagógica, PET Biologia, Trilheiros do Sauá, entre outros. Esses recursos auxiliam os professores de ciências e biologia e proporcionam aulas mais interativas e significativas aos alunos. Essa ação é relevante para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, pois muitas escolas não possuem recursos didáticos para o desenvolvimento de aulas demonstrativas e/ou práticas. No ano de 2022, entre os meses de maio a dezembro, houve o empréstimo de 64 modelos e jogos didáticos, e no ano de 2023, entre os meses de fevereiro a junho, já foram emprestados 27 modelos e jogos didáticos, para escolas da rede pública de Viçosa e região. Além dos empréstimos de recursos didáticos, o Biolab recebeu em 2022, 17 visitas de oito diferentes escolas, contemplando 492 estudantes, sendo 340 da rede pública estadual e 152 da rede privada. Em 2023, até o mês de junho foram sete visitas escolares, contemplando 245 estudantes, sendo 129 da rede pública e 116 da rede privada. A partir das informações supracitadas, é possível concluir que o Biolab participa do processo educacional de Viçosa e região, favorecendo o acesso a recursos didáticos variados que complementam o processo de ensino e aprendizagem. Além de dar suporte ao professor no desenvolvimento do ensino ativo de ciências e biologia e auxiliar na complementação da formação acadêmica dos licenciandos. Em síntese, o Biolab vem cumprindo seu papel ao promover a troca de saberes e aproximação, cada vez maior, das escolas à UFV e vice-versa.
Palavras-chave Formação de professores, ensino de ciências, materiais didáticos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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