"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18586

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Sara Caco dos Lúcio Generoso
Orientador ANTONIO JOSE NATALI
Outros membros EMILY CORRENA CARLO REIS, Felipe Couto Santos, Leôncio Lopes Soares, Thiago de Souza Silva
Título Efeitos do treinamento físico resistido sobre a atividade da superóxido dismutase no ventrículo direito de ratos com hipertensão arterial pulmonar induzida por monocrotalina
Resumo Introdução: Enquanto o desenvolvimento da hipertensão arterial pulmonar (HAP) envolve um processo inflamatório conjugado com estresse oxidativo, o exercício físico aeróbico tem efeitos antioxidantes. Todavia, os efeitos do exercício físico resistido não são bem conhecidos.
Objetivo: Investigar os efeitos do treinamento físico resistido (TR) sobre a atividade da superóxido dismutase (SOD) no pulmão de ratos durante o desenvolvimento da HAP induzida por monocrotalina (MCT).
Metodologia: Ratos Wistar com 45 dias de idade foram divididos aleatoriamente em quatro grupos experimentais, a saber: Controle sedentário (GCS, n=4); Controle treinado (GCT, n=4); Hipertenso sedentário, (GHS, n=4); Hipertenso treinado (GHT, n=4). A HAP foi induzida por uma injeção intraperitoneal de monocrotalina (60 mg/kg de peso corporal) dissolvida em solução salina. Doses equivalentes de solução salina foram injetadas nos animais controles. O TR foi realizado pelos animais dos grupos GCT e GHT, uma sessão por dia (15 subidas em escada vertical, com 1 minuto de intervalo), 5 dias por semana (segunda a sexta-feira), com sobrecarga de 60% da carga máxima carregada, por aproximadamente 4 semanas. Os animais dos grupos GCS e GHS permaneceram em suas respectivas caixas. Todos os animais foram avaliados por ecocardiografia 20 dias após a aplicação da MCT. Após eutanásia, fragmentos do ventrículo direito foram coletados e armazenados em freezer -80° C para posterior análise da atividade da SOD por espectrometria. A distribuição dos dados foi verificada usando-se o teste de Shapiro Wilk e os grupos foram comparados usando-se ANOVA-one way, seguida do post-hoc de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade.
Resultados: A injeção de MCT não alterou a atividade da SOD (GCS: 3,75 ± 0,25 U/mg vs. GHS: 3,47 ± 1,11 U/mg; p ≥ 0,05). Porém, o TR aumentou a atividade da SOD (GHS: 3,47 ± 1,11 U/mg vs. GHT: 7,87 ± 0,46 U/mg; p ≤ 0,05)).
Conclusão: Conclui-se que o TR realizado durante o desenvolvimento da HAP induzida por (MCT) aumenta a atividade da SOD no ventrículo direito de ratos.
Palavras-chave Treinamento de força, Estresse oxidativo, Inflamação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,70 segundos.