Resumo |
Pesquisas apontam o epistemicídio biocultural e a hegemonia do conhecimento científico nas instituições de ensino. A partir dessa perspectiva o Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas-Plantas Medicinais, localizado no campus da Universidade Federal Viçosa tem buscado junto as comunidades tradicionais, evidenciar as diversas manifestações e produções epistêmicas nesses territórios. Este projeto PIBIC/FAPEMIG emerge a partir deste contexto vislumbrando a pesquisa colaborativa junto à Comunidade Quilombola de Buriti do Meio. O objetivo é pesquisar de modo colaborativo, com a Comunidade Quilombola de Buriti do Meio, temas para educação do campo e intercultural, bem como analisar o impacto de um material didático intercultural na formação de professoras(es). A pesquisa foi realizada na Escola Estadual da Fazenda Funda. Adotou-se o Círculo Epistemológico, enquanto instrumento metodológico de pesquisa, que tem como fonte o Círculo de Cultura formulado por Paulo Freire. Foram realizados 02 Círculos com 08 professoras dos anos iniciais 1ª ao 5 ano do turno matutino e 06 professores do turno vespertino do ensino médio. Inicialmente foi pesquisado o conhecimento das professoras sobre a educação intercultural. Na sequência foram levantados temas considerados por elas importantes visando a interculturalidade na escola. No terceiro encontro foi apresentado as professoras o material didático intercultural, produzido pelo Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas, o documentário “Quilombo Berço de Saberes e Ancestralidade”. A partir do documentário foi proposto as professoras elaborarem planos de aula, com foco na educação intercultural, que serão ministradas e refletidas. Pretende-se analisar o impacto deste documentário na promoção da educação intercultural na escola, bem como na formação das professoras. Para isso serão realizadas: observação das aulas, entrevistas com os estudantes e rodas de conversa com as professoras. Dentre os temas indicados à educação intercultural, sugeridos pelas professoras destaca-se: saberes locais, educação étnico racial, meio ambiente e diversidade. Espera-se que esse projeto possa contribuir com a formação das professoras e com novas possibilidades didáticas interculturais, visando a aprendizagem significativa das (os) estudantes do campo. |