"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18561

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Zaquiel da Silva Santos
Orientador FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE
Outros membros Alice Cristina de Sampaio e Silva, Camila Gargano, Mariana Carvalho de Paula
Título Pesquisa colaborativa: diálogos interculturais na educação do campo na Comunidade Quilombola de Buriti do Meio.
Resumo Pesquisas apontam o epistemicídio biocultural e a hegemonia do conhecimento científico nas instituições de ensino. A partir dessa perspectiva o Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas-Plantas Medicinais, localizado no campus da Universidade Federal Viçosa tem buscado junto as comunidades tradicionais, evidenciar as diversas manifestações e produções epistêmicas nesses territórios. Este projeto PIBIC/FAPEMIG emerge a partir deste contexto vislumbrando a pesquisa colaborativa junto à Comunidade Quilombola de Buriti do Meio. O objetivo é pesquisar de modo colaborativo, com a Comunidade Quilombola de Buriti do Meio, temas para educação do campo e intercultural, bem como analisar o impacto de um material didático intercultural na formação de professoras(es). A pesquisa foi realizada na Escola Estadual da Fazenda Funda. Adotou-se o Círculo Epistemológico, enquanto instrumento metodológico de pesquisa, que tem como fonte o Círculo de Cultura formulado por Paulo Freire. Foram realizados 02 Círculos com 08 professoras dos anos iniciais 1ª ao 5 ano do turno matutino e 06 professores do turno vespertino do ensino médio. Inicialmente foi pesquisado o conhecimento das professoras sobre a educação intercultural. Na sequência foram levantados temas considerados por elas importantes visando a interculturalidade na escola. No terceiro encontro foi apresentado as professoras o material didático intercultural, produzido pelo Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas, o documentário “Quilombo Berço de Saberes e Ancestralidade”. A partir do documentário foi proposto as professoras elaborarem planos de aula, com foco na educação intercultural, que serão ministradas e refletidas. Pretende-se analisar o impacto deste documentário na promoção da educação intercultural na escola, bem como na formação das professoras. Para isso serão realizadas: observação das aulas, entrevistas com os estudantes e rodas de conversa com as professoras. Dentre os temas indicados à educação intercultural, sugeridos pelas professoras destaca-se: saberes locais, educação étnico racial, meio ambiente e diversidade. Espera-se que esse projeto possa contribuir com a formação das professoras e com novas possibilidades didáticas interculturais, visando a aprendizagem significativa das (os) estudantes do campo.
Palavras-chave Interculturalidade, Educação do Campo, saberes locais.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,70 segundos.