"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18558

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thiago Ferreira Caminhas
Orientador LUCAS CARVALHO SILVA
Título VÍNCULOS – Aproximando estudantes da rede estadual de ensino do campus UFV Florestal
Resumo A Constituição Federal de 1988 – em especial no seu artigo 5º – assegura que todos são iguais perante a lei, não havendo distinção alguma. No entanto parte dos estudantes egressos do ensino médio da rede pública não tem exercido esse direito na prática.
Neste sentido, em um primeiro momento, buscou-se compreender se os estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino possuíam informações adequada acerca de seus direitos de acesso ao ensino público superior, bem como das oportunidades oferecidas pela Universidade Federal de Viçosa – campus UFV Florestal. Após a aplicação de questionário verificou-se que uma parte significativa dos estudantes não estão cientes da qualidade e da gratuidade dos cursos oferecidos no campus UFV Florestal. Além disso, desconhecem grande parte dos auxílios concedidos para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. Com a finalidade de levar a esses estudantes informações indispensáveis na tomada de decisão acerca do ensino superior e paralelamente atingir aumento no número de estudantes ingressantes no campus UFV Florestal, criou-se novos vínculos entre a universidade e as escolas públicas da rede estadual de ensino da cidade de Pará de Minas-MG, que ofertam o ensino médio.
Tal estreitamento de vínculos ocorreu por meio de encontros entre a equipe do projeto e a comunidade escolar da rede estadual de ensino da cidade de Pará de Minas-MG, tanto nas dependências do colégio, onde aplicou-se o questionário e distribui-se material informativo e a divulgação de nossos sites e redes sociais, para que seja possível manter contato contínuo com os estudantes e professores das escolas, quanto no campus UFV Florestal, onde respondeu-se todas as questões levantadas no questionário e possibilitou-se aos estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino conhecer grande parte dos espaços da universidade: biblioteca, laboratórios, salas de aula, restaurante universitário, divisão de assuntos comunitários, divisão de saúde, agronomia, entre outros. Também foi proposto às escolas fazer o registro dos estudantes do terceiro ano do ensino médio que participarão do ENEM, para que se tenha entendimento sobre o futuro dos egressos.
Acredita-se que, esclarecidos acerca dos direitos que possuem e das oportunidades oferecidas pelo campus UFV Florestal, os estudantes tenham melhores condições de decidir sobre seu futuro e consequentemente maior chance de optarem pelo ensino superior e pelos cursos do campus UFV Florestal, contribuindo assim para a formação cidadã e inclusão social dos estudantes e capacitação regional para trabalho e renda. Além disso, estima-se dar maior visibilidade ao campus UFV Florestal e, consequentemente, promover uma maior procura dos estudantes secundaristas das escolas públicas atendidas por cursos ofertados pelo campus, promovendo assim uma redução do número de vagas ociosas.
Palavras-chave Inclusão social, Acesso ao ensino público superior, Qualificação para geração de trabalho e renda
Forma de apresentação..... Vídeo
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