Resumo |
O acesso à educação superior no Brasil tem sido amplamente discutido no contexto das políticas de ações afirmativas implementadas nos últimos anos. No entanto, grande parte dos estudos se concentrou nos efeitos dessas políticas no processo de admissão dos estudantes e em sua trajetória acadêmica, como desempenho e permanência. Este estudo tem como objetivo contribuir para essa discussão, ampliando o foco para o acesso dos cotistas a oportunidades acadêmicas durante a graduação. É importante ressaltar que os estudos existentes sobre o acesso a bolsas acadêmicas são limitados, se concentram principalmente na análise da bolsa de iniciação científica, focados na análise de uma instituição de ensino específica e anteriores à implementação das políticas de cotas. Isso resulta em uma lacuna na literatura em relação às relações entre oportunidades acadêmicas, levando em consideração a diversidade entre as instituições de ensino e os efeitos das políticas de cotas implementadas a partir de 2012. Dessa forma, o presente estudo busca examinar os efeitos do ingresso por meio das cotas no acesso às oportunidades acadêmicas no ensino superior. Para isso, foram utilizados os microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2019 e foram realizadas análises de regressão logística múltipla e multinomial, tanto em um contexto agregado quanto segmentado por cada categoria de bolsa acadêmica. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes contemplados com as bolsas são mulheres brancas, solteiras, em tempo integral e com mães que possuem formação superior. Ademais, todos os fatores socioeconômicos incluídos nos modelos sinalizaram influenciar o acesso às bolsas acadêmicas, sendo eles o tempo dedicado aos estudos e ao trabalho, a idade dos estudantes, a renda e o nível de escolaridade da mãe. Também foram encontradas diferenças nas chances de acesso a bolsas acadêmicas com base nas categorias de cotas. Em especial, os cotistas de renda, os ingressantes por modalidades de cotas combinadas e aqueles que se enquadram em outras modalidades de cotas não especificadas enfrentam maiores dificuldades em acessar determinadas categorias de bolsas acadêmicas. Por meio da análise Multinomial encontrou-se que a desigualdade em termos de acesso a bolsas e o tipo de modalidade é canalizada por algumas cotas específicas em determinadas categorias. Por exemplo, os cotistas de renda possuem 17% a menos de chance de participar de IC e 13% a menos de chance de serem monitores ou tutores. Ademais, alunos ingressantes por modalidades de cotas combinadas tem 18% a menos de chance de participar de outras modalidades de bolsas acadêmicas. Por fim, os ingressantes em outras modalidades de cotas não especificadas possuem 65% a menos de chance de participar de PET, 18% a menos de participar de IC e 19% de serem monitores/tutores. |