Resumo |
O ingresso em uma universidade tem um impacto significativo sobre a vida dos estudantes. Por um lado, as novas experiências podem oferecer oportunidades de crescimento pessoal, conexões sociais e estímulos intelectuais que podem aumentar o bem-estar dos alunos. Por outro, as pressões e exigências da vida acadêmica, aliadas às expectativas pessoais e preparação para a futura carreira podem contribuir para altos níveis de estresse. O estresse é um fenômeno comum entre os estudantes universitários e entender como as vivências acadêmicas podem influenciar esse aspecto (ARIÑO; BARDAGI, 2018) é fundamental para o bem-estar dos alunos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar a relação entre as vivências acadêmicas e os níveis de estresse percebido dos discentes do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Para atingir tal objetivo, a pesquisa foi conduzida utilizando os métodos quantitativo e qualitativo. Na etapa quantitativa, 76 participantes responderam a um questionário estruturado que avaliava as vivências acadêmicas, através do Questionário de Vivências Acadêmicas - Versão Reduzida - QVA-r (GRANADO et al., 2005) e os níveis de estresse dos estudantes através da Escala de Estresse Percebido - Versão Reduzida - PSS-10 (COHEN, KAMARCK, MERMELSTEIN, 1983). As análises foram realizadas por estatística descritiva e cruzamentos entre as variáveis. A etapa qualitativa consistiu em entrevistas em profundidade com 5 estudantes de Administração, analisadas por análise de conteúdo. Os resultados indicaram que no tocante às vivências acadêmicas, os discentes percebem um ambiente acadêmico favorável, com satisfação com a infraestrutura, serviços oferecidos e oportunidades de envolvimento acadêmico, apresentando a maior média (3,57). Na dimensão Interpessoal, a média de 3,31 indica o desenvolvimento em relação às interações sociais e amizades dentro da universidade. A dimensão Carreira, que aborda a perspectiva de desenvolvimento e escolha profissional dos estudantes, apresentou a média de 3,37. Em relação à dimensão Estudo, que avalia o processo de aprendizado dos estudantes na universidade, a média é de 3,02 quanto às estratégias de preparação e estudo dos estudantes. Foi constatado também o déficit no bem-estar emocional e psicológico dos mesmos, estando a dimensão Pessoal com a menor média (2,81). No que se refere ao estresse percebido, foi encontrado nos estudantes alto nível de estresse (24,32). Desta maneira, foi possível concluir que as vivências negativas podem levar a um aumento no estresse, enquanto vivências positivas podem reduzi-lo. Isso aponta para a necessidade de realizar a identificação de áreas de melhoria e implementação de medidas que promovam o bem-estar dos estudantes. |