"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18546

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Florestal
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Maria Emília Silva de Paula
Orientador ADRIANA VENTOLA MARRA
Outros membros Marcela Diniz Damasceno, Thales de Souza Magalhães
Título Vivências acadêmicas e estresse percebido: percepção dos discentes de Administração da UFV-CAF
Resumo O ingresso em uma universidade tem um impacto significativo sobre a vida dos estudantes. Por um lado, as novas experiências podem oferecer oportunidades de crescimento pessoal, conexões sociais e estímulos intelectuais que podem aumentar o bem-estar dos alunos. Por outro, as pressões e exigências da vida acadêmica, aliadas às expectativas pessoais e preparação para a futura carreira podem contribuir para altos níveis de estresse. O estresse é um fenômeno comum entre os estudantes universitários e entender como as vivências acadêmicas podem influenciar esse aspecto (ARIÑO; BARDAGI, 2018) é fundamental para o bem-estar dos alunos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar a relação entre as vivências acadêmicas e os níveis de estresse percebido dos discentes do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Para atingir tal objetivo, a pesquisa foi conduzida utilizando os métodos quantitativo e qualitativo. Na etapa quantitativa, 76 participantes responderam a um questionário estruturado que avaliava as vivências acadêmicas, através do Questionário de Vivências Acadêmicas - Versão Reduzida - QVA-r (GRANADO et al., 2005) e os níveis de estresse dos estudantes através da Escala de Estresse Percebido - Versão Reduzida - PSS-10 (COHEN, KAMARCK, MERMELSTEIN, 1983). As análises foram realizadas por estatística descritiva e cruzamentos entre as variáveis. A etapa qualitativa consistiu em entrevistas em profundidade com 5 estudantes de Administração, analisadas por análise de conteúdo. Os resultados indicaram que no tocante às vivências acadêmicas, os discentes percebem um ambiente acadêmico favorável, com satisfação com a infraestrutura, serviços oferecidos e oportunidades de envolvimento acadêmico, apresentando a maior média (3,57). Na dimensão Interpessoal, a média de 3,31 indica o desenvolvimento em relação às interações sociais e amizades dentro da universidade. A dimensão Carreira, que aborda a perspectiva de desenvolvimento e escolha profissional dos estudantes, apresentou a média de 3,37. Em relação à dimensão Estudo, que avalia o processo de aprendizado dos estudantes na universidade, a média é de 3,02 quanto às estratégias de preparação e estudo dos estudantes. Foi constatado também o déficit no bem-estar emocional e psicológico dos mesmos, estando a dimensão Pessoal com a menor média (2,81). No que se refere ao estresse percebido, foi encontrado nos estudantes alto nível de estresse (24,32). Desta maneira, foi possível concluir que as vivências negativas podem levar a um aumento no estresse, enquanto vivências positivas podem reduzi-lo. Isso aponta para a necessidade de realizar a identificação de áreas de melhoria e implementação de medidas que promovam o bem-estar dos estudantes.
Palavras-chave Administração, Estudantes, Estresse
Forma de apresentação..... Vídeo
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