Resumo |
Melhorias na ciência e tecnologia são importantes para o crescimento da sociedade e economia. Assim, a cultura e alfabetização científica pode contribuir de modo significativo para a formação de cidadãos ativos, além de promover o desenvolvimento de competências. Contudo, o ensino em ciências em grande parte das escolas mantém o foco em abordagens tradicionais e mecanizadas, carecendo de métodos pedagógicos que estimulem a autonomia dos alunos. Neste contexto, o ensino de Biologia Molecular talvez seja um dos mais prejudicados por se tratar de uma área de conhecimento recente, onde prevalece conceitos abstratos. Nesse sentido, o presente trabalho buscou elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática envolvendo uma prática laboratorial de baixo custo. A parte experimental foi desenvolvida em projeto paralelo, envolvendo uma simulação do teste de DNA (DNA Fingerprinting) em duas abordagens contextuais: teste de paternidade e análise forense. A elaboração da sequência didática se deu com base nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, contemplando o ensino por Investigação e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Após aprovação da proposta pelo CEP-UFV (68973723.6.0000.5153), a sequência didática foi aplicada em 3 encontros presenciais para 17 estudantes do 2° ano do ensino médio, matriculados na CEDAF-UFV. No primeiro encontro buscou-se realizar uma apresentação que priorizasse uma breve explanação de conceitos importantes de maneira contextualizada, tais como natureza química e estrutural do material genético. Neste momento foram utilizados materiais didáticos complementares: folder demonstrativo contendo revisão de conteúdo (Manual do Investigador); duas histórias investigativas que pudesse contextualizar as abordagens práticas do teste. Ato contínuo, foi solicitado aos estudantes que trouxessem o planejamento experimental para execução dos testes. Assim, no segundo encontro foi possível revisar tais planos de trabalho e executar os procedimentos experimentais envolvendo a prática laboratorial. Os resultados foram posteriormente enviados aos estudantes em formato de imagem para uma análise prévia. Por fim, no terceiro encontro foi possível analisar e discutir os resultados e aplicar o grupo focal. Os resultados preliminares referem-se ao planejamento sistemático das ações, com elaboração de materiais complementares de natureza didática (manual do investigador; histórias investigativas) e voltados para a coleta de dados (diário de bordo; roteiro do grupo focal). O planejamento mostrou-se adequado para conciliar conceitos teóricos clássicos com uma abordagem prática laboratorial. Os estudantes aderiram à proposta de forma positiva, apresentando hipóteses a respeito dos fenômenos observados, mostrando interesse e participação ativa inclusive durante a interpretação dos resultados. Além disso, puderam vivenciar parte da rotina de um laboratório de Biologia Molecular, conhecendo na prática as atividades rotineiras de um cientista |