"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18540

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia geral
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Bruna Milena da Silva
Orientador THIAGO MENDONCA
Outros membros GERMANO CARNEIRO DA COSTA, Laura Edvânia Pereira
Título Biologia Molecular na prática: o teste do DNA
Resumo Melhorias na ciência e tecnologia são importantes para o crescimento da sociedade e economia. Assim, a cultura e alfabetização científica pode contribuir de modo significativo para a formação de cidadãos ativos, além de promover o desenvolvimento de competências. Contudo, o ensino em ciências em grande parte das escolas mantém o foco em abordagens tradicionais e mecanizadas, carecendo de métodos pedagógicos que estimulem a autonomia dos alunos. Neste contexto, o ensino de Biologia Molecular talvez seja um dos mais prejudicados por se tratar de uma área de conhecimento recente, onde prevalece conceitos abstratos. Nesse sentido, o presente trabalho buscou elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática envolvendo uma prática laboratorial de baixo custo. A parte experimental foi desenvolvida em projeto paralelo, envolvendo uma simulação do teste de DNA (DNA Fingerprinting) em duas abordagens contextuais: teste de paternidade e análise forense. A elaboração da sequência didática se deu com base nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, contemplando o ensino por Investigação e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Após aprovação da proposta pelo CEP-UFV (68973723.6.0000.5153), a sequência didática foi aplicada em 3 encontros presenciais para 17 estudantes do 2° ano do ensino médio, matriculados na CEDAF-UFV. No primeiro encontro buscou-se realizar uma apresentação que priorizasse uma breve explanação de conceitos importantes de maneira contextualizada, tais como natureza química e estrutural do material genético. Neste momento foram utilizados materiais didáticos complementares: folder demonstrativo contendo revisão de conteúdo (Manual do Investigador); duas histórias investigativas que pudesse contextualizar as abordagens práticas do teste. Ato contínuo, foi solicitado aos estudantes que trouxessem o planejamento experimental para execução dos testes. Assim, no segundo encontro foi possível revisar tais planos de trabalho e executar os procedimentos experimentais envolvendo a prática laboratorial. Os resultados foram posteriormente enviados aos estudantes em formato de imagem para uma análise prévia. Por fim, no terceiro encontro foi possível analisar e discutir os resultados e aplicar o grupo focal. Os resultados preliminares referem-se ao planejamento sistemático das ações, com elaboração de materiais complementares de natureza didática (manual do investigador; histórias investigativas) e voltados para a coleta de dados (diário de bordo; roteiro do grupo focal). O planejamento mostrou-se adequado para conciliar conceitos teóricos clássicos com uma abordagem prática laboratorial. Os estudantes aderiram à proposta de forma positiva, apresentando hipóteses a respeito dos fenômenos observados, mostrando interesse e participação ativa inclusive durante a interpretação dos resultados. Além disso, puderam vivenciar parte da rotina de um laboratório de Biologia Molecular, conhecendo na prática as atividades rotineiras de um cientista
Palavras-chave Biologia Molecular, Ensino, DNA Fingerprint
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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