ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Ciência e tecnologia de alimentos |
Setor |
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
FAPEMIG, UFV |
Primeiro autor |
Maria Clara dos Santos Silva |
Orientador |
VANELLE MARIA DA SILVA |
Outros membros |
Ana Luiza Silva Jorge , Bianca Diniz Serpa, HELDER CANTO RESENDE, Jadson Martins Conrado, Júlia Werneck de Oliveira Mendes, NAIARA BARBOSA CARVALHO, ROBLEDO DE ALMEIDA TORRES FILHO |
Título |
Elaboração e validação do questionário sobre mercado consumidor de mel cremoso em parceria com a Associação de Meliponicultores e Apicultores do Médio Paraopeba |
Resumo |
O mel cremoso é obtido a partir de um processo controlado de cristalização do mel líquido, alterando sua textura, o que facilita o seu espalhamento e agrega valor. Seu desenvolvimento alia aspectos de praticidade, saudabilidade e sustentabilidade, o que pode alavancar o setor e o consumo per capita de mel no país. O produto é pouco conhecido e comercializado no Brasil. Assim, a realização de pesquisas mercadológicas é fundamental para o desenvolvimento do produto, pois permite um planejamento eficaz para atingir os objetivos desejados. Deste modo, o objetivo do projeto foi elaborar e validar um questionário de pesquisa de mercado de mel cremoso por meio de uma interação dialógica com a Associação de Meliponicultores e Apicultores do Médio Paraopeba (A.M.A.M.P). O questionário foi elaborado a partir de uma revisão de literatura, visando caracterizar os consumidores de mel e analisar sua atitude em relação ao consumo do mel cremoso, levantando fatores importantes para a viabilidade da produção do produto como inovação para a A.M.A.M.P. Uma reunião com os membros da A.M.A.M.P foi realizada para apresentar a primeira versão do questionário. Além disso, no encontro houve troca de saberes entre os agentes do projeto. Após responderem ao questionário, os associados deram suas sugestões de melhoria em função de suas experiências no setor apícola. Todas as sugestões foram acatadas e alterações no questionário foram efetivadas. Em seguida, foi realizada a validação do questionário. O questionário foi aplicado para 20 consumidores de mel da cidade de Florestal-MG. Na oportunidade, testou-se a apresentação do mel cremoso aos respondentes por meio de fotografia ou do produto. Os resultados foram analisados por meio de análise estatística exploratória descritiva e ANOVA (α= 5%). Durante a aplicação, algumas questões de difícil entendimento e mal formuladas foram detectadas e corrigidas para a versão final. A maioria dos respondentes foram homens (55%), solteiros (90%), com ensino médio completo (90%), com renda familiar mensal entre três a seis salários mínimos (55%) e com faixa etária entre 18 a 40 anos. A forma mais popular de consumo de mel foi puro (65%). A maioria dos respondentes (55%) preferem comprar mel diretamente do produtor. Assim como o esperado, os respondentes (70%) não conheciam o mel cremoso, enquanto 30% conheciam, mas nunca o tinham consumido. Na maioria das questões sobre mel cremoso, não houve diferença (α> 5%) utilizando a escala de Likert de 5 pontos (1-concordo totalmente e 5-discordo totalmente) entre os respondentes que visualizaram o produto em comparação aos que visualizaram a fotografia. Com isso, foi possível validar o questionário de pesquisa com consumidores em relação ao mel cremoso com 22 questões de fácil entendimento que será aplicado na região metropolitana de Belo-Horizonte. O mel cremoso será apresentado por meio de fotografia. Os resultados serão, posteriormente, compartilhados com os membros da A.M.A.M.P. |
Palavras-chave |
Novo produto, apicultura, interação dialógica |
Forma de apresentação..... |
Painel |