"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18529

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ingrid Vitoria Basilio
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Outros membros Vitória Conceicao Santana da Cruz
Título Zine no Ensino: uma proposta a partir da obra Torto Arado
Resumo O debate de assuntos transversais como raça e gênero no ensino são cada vez mais crescentes e urgentes. Com o objetivo de realizar reflexões e debates sobre essas e outras temáticas, foi desenvolvido no âmbito do GRAFIAS - Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia da Universidade Federal de Viçosa, a leitura e estudo da obra Torto Arado, de Itamar Vieira Junior. Após, foram selecionados trechos da obra que dialogassem com as categorias de gênero, raça e educação. Ao final da leitura e estudo, o GRAFIAS produziu uma série de oficinas que relacionassem o conteúdo da obra com o contexto escolar e com nossas práticas docentes. Foi elaborado e ministrado uma oficina com o título de Fanzine no ensino: uma proposta a partir da obra Torto Arado, realizada no DGE - Departamento de Geografia, tendo como público alvo os estudantes das licenciaturas da UFV. Tendo como base trechos da obra Torto Arado, recortes de livros e revistas, reportagens divulgadas pelos diferentes meios de comunicação que se relacionassem entre si, o zine foi utilizado como proposta didática para ser abordado em sala de aula com diferentes temas desenvolvidos pelos próprios participantes da oficina que envolvem a prática do ensino. O zine é uma mídia e publicação independente e de baixo custo utilizada com ferramentas de comunicação e resistência, buscando a veiculação de ideias e informações. É uma expressão artística que, através de seus recortes, desenhos e colagens pode ser utilizada no processo de ensino e aprendizagem, e no auxílio para a compreensão dos conteúdos, possibilitando uma maior interação dos mesmos, com o cotidiano dos estudantes. Ao final da oficina foi realizada uma avaliação junto aos participantes a fim de que pudéssemos analisar se os objetivos propostos foram alcançados. Os resultados obtidos, por meio da avaliação da oficina, nos permitiram compreender que os participantes apreciaram bastante a proposta de utilização do zine como recurso didático, sendo uma possibilidade de uma abordagem dinâmica para se trabalhar diferentes conteúdos nas salas de aulas.
Palavras-chave Ensino, Relações étnico raciais, Gênero
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,66 segundos.