Resumo |
Este relato de experiência de ensino apresenta o projeto “PIBID Te Conta”, que é realizado pelo núcleo do PIBID de Língua Portuguesa/Literatura do curso de Letras, da Universidade Federal de Viçosa. Seu público alvo são os alunos da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB), situada em Viçosa/MG, em específico, as séries do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II. A realização deste projeto tem sido fundamental na difusão da Literatura na escola, por meio de ferramentas virtuais como Instagram e Tik Tok. O “PIBID Te Conta” tem como objetivo o incentivo à leitura. Espera-se que os alunos se sintam motivados a ler e escolham obras indicadas pelos pibidianos. A fim de cumprir esses objetivos, o projeto se ampara no que é proposto pela BNCC, além de alinhar-se à perspectiva do letramento literário. A BNCC apregoa “novas formas de interação e de compartilhamento de textos/conteúdos/informações, reconfiguração do papel de leitor, que passa a ser também produtor, dentre outros, como forma de ampliar as possibilidades de participação na cultura digital e contemplar os novos e os multiletramentos” (BNCC,2018, p.74). Além disso, por meio do letramento literário, espera-se “formar uma comunidade de leitores que, como toda comunidade, saiba reconhecer os laços que une seus membros no espaço e tempo” (COSSON, 2021, p.12). Considerando esse embasamento, as etapas metodológicas do projeto “PIBID Te Conta” se dividiram da seguinte forma: inicialmente, foi criada uma página do PIBID de Língua Portuguesa e Literatura no Instagram e Tik Tok, e foi feita a divulgação dessa página entre a comunidade escolar. Posteriormente, os pibidianos selecionaram obras da biblioteca do CASB e gravaram vídeos de, no máximo, 2 minutos, contando uma “fofoca literária” sobre o livro escolhido. O intuito é contar uma parte do livro, suspendendo a narrativa como forma de instigar o estudante a descobrir por si a continuidade da fofoca. A seguir, os vídeos foram postados nas páginas do Instagram e Tik Tok, num período de quatro meses. Paralelamente, foi criado um espaço na biblioteca, chamado “Cantinho do PIBID”, em que os livros comentados nos vídeos foram expostos, para facilitar a procura dos alunos e criar um lugar de destaque do projeto na biblioteca escolar. Resultados positivos foram obtidos a partir da realização deste projeto, que impactou a comunidade escolar e gerou repercussão dos vídeos na escola e nas redes sociais. |