"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18528

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Sabrina Barbosa Carmo de Oliveira
Orientador NATALIA GONCALVES DE SOUZA SANTOS
Título Uso das TIC’s no ensino de literatura: um relato de experiência desenvolvida pelo PIBID
Resumo Este relato de experiência de ensino apresenta o projeto “PIBID Te Conta”, que é realizado pelo núcleo do PIBID de Língua Portuguesa/Literatura do curso de Letras, da Universidade Federal de Viçosa. Seu público alvo são os alunos da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB), situada em Viçosa/MG, em específico, as séries do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II. A realização deste projeto tem sido fundamental na difusão da Literatura na escola, por meio de ferramentas virtuais como Instagram e Tik Tok. O “PIBID Te Conta” tem como objetivo o incentivo à leitura. Espera-se que os alunos se sintam motivados a ler e escolham obras indicadas pelos pibidianos. A fim de cumprir esses objetivos, o projeto se ampara no que é proposto pela BNCC, além de alinhar-se à perspectiva do letramento literário. A BNCC apregoa “novas formas de interação e de compartilhamento de textos/conteúdos/informações, reconfiguração do papel de leitor, que passa a ser também produtor, dentre outros, como forma de ampliar as possibilidades de participação na cultura digital e contemplar os novos e os multiletramentos” (BNCC,2018, p.74). Além disso, por meio do letramento literário, espera-se “formar uma comunidade de leitores que, como toda comunidade, saiba reconhecer os laços que une seus membros no espaço e tempo” (COSSON, 2021, p.12). Considerando esse embasamento, as etapas metodológicas do projeto “PIBID Te Conta” se dividiram da seguinte forma: inicialmente, foi criada uma página do PIBID de Língua Portuguesa e Literatura no Instagram e Tik Tok, e foi feita a divulgação dessa página entre a comunidade escolar. Posteriormente, os pibidianos selecionaram obras da biblioteca do CASB e gravaram vídeos de, no máximo, 2 minutos, contando uma “fofoca literária” sobre o livro escolhido. O intuito é contar uma parte do livro, suspendendo a narrativa como forma de instigar o estudante a descobrir por si a continuidade da fofoca. A seguir, os vídeos foram postados nas páginas do Instagram e Tik Tok, num período de quatro meses. Paralelamente, foi criado um espaço na biblioteca, chamado “Cantinho do PIBID”, em que os livros comentados nos vídeos foram expostos, para facilitar a procura dos alunos e criar um lugar de destaque do projeto na biblioteca escolar. Resultados positivos foram obtidos a partir da realização deste projeto, que impactou a comunidade escolar e gerou repercussão dos vídeos na escola e nas redes sociais.
Palavras-chave Gênero virtual, fofoca literária, letramento literário
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,61 segundos.