Resumo |
A obra poética de Charles Baudelaire, ao longo das modernidades, revela-se um ponto de partida para a abordagem de estéticas contemporâneas. Sua pertinência para o estudo da história em quadrinhos (HQ) Nova York, A Vida na grande cidade, de Will Eisner, pode ser cogitada. O objetivo desta pesquisa é evidenciar o diálogo entre o poeta e o quadrinista em suas representações do espaço urbano. De fato, nota-se que o quadrinista apresenta um olhar poético do cotidiano da vida urbana com desenhos dinâmicos, próximos da linguagem da animação, que rompem com a linearidade narrativa em Hqs. De modo análogo, a percepção citadina de Baudelaire rompe com a linearidade do ritmo urbano. Em Eisner, percebem-se semelhanças entre seu narrador e o flâneur baudelairiano, categoria literária explorada pelo poeta francês para conceber o andarilho como um potencial artista da realidade prosaica. No soneto de Baudelaire, o sujeito poético poetiza a visão fugaz de uma mulher passante. Tal olhar poético, Eisner desenvolve-o em toda a HQ, composta por narrativas do cotidiano de Nova York, mostrando a interação entre o citadino e o ambiente. Focos narrativos constroem-se a partir de objetos: bueiros, escadarias de prédio e janelas, bem como do olhar dos passantes quando se colocam nesses espaços. Nosso corpus constitui-se do poema “A Une Passante”, de Baudelaire, e da história em quadrinhos Um caso de amor na linha BMT Local, de Eisner. A metodologia empregada, na análise intersemiótica, lida com o conceito de “índices picturais” de Liliane Louvel (2006), para destacar a presença de imagens urbanas de caráter pictural no poema de Baudelaire. A hipótese é que esse poema seja um “iconotexto", no qual a palavra convocará a imagem visual. Quanto à narrativa em quadrinhos, utilizaremos o método proposto na obra Sistema dos Quadrinhos, de Thierry Groensteen (1999). O autor propõe o conceito de “solidariedade icônica” para tratar da inter-relação dos elementos visuais e textuais. Por outro lado, aponta a existência de elementos sui generis, tais como espaços em branco entre os quadros, o protagonismo e o formato de palavras isoladas. Esses elementos são responsáveis por dar ritmo à narrativa. Logo, o quadrinho de Eisner explora a potencialidade do aspecto verbal, estabelecendo diálogos com procedimentos tipicamente poéticos. Os resultados parciais apontam a relevância da estrutura do olhar baudelairiano para a abordagem da obra de Eisner. Os conceitos intersemióticos, por sua vez, tiveram aplicabilidade satisfatória para a análise do corpus, apontando para a relevância dos estudos interartes sobre a literatura de Charles Baudelaire. |