Resumo |
O projeto de ensino intitulado, “Paleontologia - descobrindo quem descobre os dinossauros", fez parte da disciplina de EIN 357 - Ciências Naturais e Sociais, ministrada pela professora Naise Guimarães Neves, do curso Licenciatura em Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O referido projeto foi realizado no Laboratório de Desenvolvimento de Humano (LDH) mantido pela UFV e vinculado ao Departamento de Educação Infantil. Tem como finalidade atender às atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade, visando a produção de conhecimento acerca de infâncias, famílias, desenvolvimento humano e educação infantil, atendendo enquanto sujeito de estudo as crianças com faixa etária de 4 e 5 anos. O programa de educação infantil desenvolvido nesse espaço tem como finalidade promover o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos físico – motor, social, cognitivo, afetivo e moral, proporcionando-lhes um ambiente adequado às suas necessidades e aos seus interesses, em complementação à ação da família e da comunidade. O projeto foi planejado a partir das observações nas aulas práticas realizadas no LDH e desenvolvido na sala 4 com 21 crianças de faixa etária de 4 e 5 anos de idade, levando em consideração as discussões em aula teórica da disciplina de ciências naturais e sociais. O tema do projeto foi escolhido devido ao grande interesse das crianças da sala 4 por dinossauros, diante do interesse das crianças optamos em apresentar algo relacionado a essa temática, apresentando a elas a profissão e ciência, que por meio dos fósseis busca explicar os dinossauros e seu modo de vida. O objetivo principal desse projeto foi proporcionar que as crianças construíssem conhecimentos a respeito das ciências sociais e naturais por meio da temática paleontologia, através das atividades propostas pelas estudantes. As atividades consistiram em uma apresentação de imagens de paleontólogos em campo, por meio de uma conversa, as crianças presentes puderam apresentar suas hipóteses sobre quem eram aquelas pessoas, o que elas estavam fazendo, o que elas encontraram e qual a importância dessa profissão para a sociedade. A outra atividade foi um caça ao tesouro com o “Kit paleontólogo”, onde um grupo de crianças esconderam na área externa do LDH algumas espécies de dinossauros em gesso, produzidos pelas estudantes e desenharam um mapa para que as outras crianças pudessem procurar os dinossauros produzidos em gesso, utilizando o mapa e objetos presentes no “kit paleontólogo” como pás, lupas e pincéis, jaleco e câmera fotográfica. O principal instrumento (brinquedo) utilizado pelas crianças durante a atividade foram as pás e a câmera fotográfica. Ao final do projeto realizamos uma mostra de ciências, onde as próprias crianças puderam explicitar os conhecimentos adquiridos. Desta forma foi possível perceber que os objetivos foram alcançados, sendo um aprendizado para as crianças e estudantes envolvidas. |