Resumo |
A ciência desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, impulsionando conquistas incríveis, tecnologias inovadoras e conhecimentos avançados. Com sua curiosidade intrínseca, a espécie humana busca constantemente superar seus limites. No entanto, grande parte da população não acompanha o progresso científico, seja devido à falta de acessibilidade digital ou à defasagem entre as descobertas e as informações contidas nos livros didáticos. Além disso, as notícias falsas nas mídias sociais têm se mostrado um desafio significativo, disseminando informações incorretas que dificultam a educação cidadã e prejudicam o avanço da ciência e da sociedade como um todo. Nesse contexto, o Jornal Folha Biológica (ISSN 2177-6725) se mantém com o propósito de popularizar a ciência por meio de textos de divulgação científica de qualidade, produzidos por estudantes e profissionais, especialmente nas áreas biológicas, agrárias e da saúde, disponibilizando trimestralmente às escolas um apoio paradidático. Seu objetivo principal é servir como uma ponte entre a ciência e os estudantes do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e a população em geral da região do Alto Paranaíba e arredores, no estado de Minas Gerais. O jornal é produzido por uma equipe de voluntários que recebem ou produzem textos de divulgação científica, fazem edição de linguagem, editoração, preparação da versão impressa e preparação da versão digital, mantém o site do projeto e atuam na distribuição de cerca de 3 mil exemplares a aproximadamente 300 escolas da região. O projeto faz parte do programa de Extensão Semeando Ciência, mantido pelo Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva (LaGEEvo), com o apoio da Diretoria de Extensão e Cultura e do Campus Rio Paranaíba, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O jornal está em atividade desde 2010 e todo o acervo desde o primeiro número publicado encontra-se no site https://folhabiologica.crp.ufv.br/, onde todos os textos são publicados em formato de blog, utilizando o WordPress. Atualmente, o jornal encontra-se em seu volume 14, número 3 e atende estudantes dos municípios das regionais de ensino de Patos de Minas, Araxá e Patrocínio. Aproximadamente 130.280 alunos estão matriculados nas redes públicas estaduais e municipais de ensino da região, abrangendo tanto áreas urbanas quanto rurais, sendo esse nosso público potencialmente atingido. Além disso, contas nas redes sociais, como Instagram e Twitter, foram criadas para ampliar o alcance online junto ao público jovem. O projeto, que teve suas atividades interrompidas durante a pandemia de Covid-19, está passando por uma fase de reformulação, tanto visual quanto na forma como alcança seu público-alvo, visando atrair os jovens para o meio acadêmico e garantir que a popularização da ciência seja alcançada de maneira envolvente e atrativa. |