"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18460

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria Joana Milagres
Orientador CAROLINE MENDES DOS PASSOS
Título Formação em Etnomatemática X sala de aula: onde atuam os pesquisadores?
Resumo Este trabalho apresenta resultados de uma Pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida no período de agosto de 2022 a julho de 2023, que teve como objetivo analisar dissertações e teses sobre Etnomatemática desenvolvidas no contexto de sala de aula na Educação Básica. Em um primeiro momento, demos continuidade ao levantamento iniciado por Passos e Vieira (2020; 2021), inserindo à planilha excel dados referentes aos anos de 2020 e 2021, obtidos através de busca ao Catálogo de Teses & Dissertações - Capes. Posteriormente, buscamos analisar o contexto de cada dissertação ou tese, desenvolvidas entre os anos de 2016 e 2021. Tal análise tomava como base os resumos das produções, sendo necessário, em alguns casos, uma busca mais a fundo nas próprias teses e dissertações. A investigação consistia em identificar qual contexto das produções desenvolvidas, analisando a metodologia e o tipo de pesquisa realizada. Os dados obtidos foram adicionados à planilha sob duas categorizações: contexto descritivo e contexto (categoria1 e categoria2). No primeiro, trouxemos uma descrição do contexto no qual o trabalho foi realizado. Já no segundo, nosso intuito foi categorizar tais contextos. A princípio, o objetivo era que houvesse apenas o contexto (categoria1). Contudo, diante do grande número de categorias apresentadas (um total de 28), foi necessário a criação de um novo tópico para sintetizar estes dados. Tal tópico fora denotado como contexto (categoria2) e através dele, conseguimos condensar os dados em 8 categorias, sendo estas: Aproximações Sociais, Bibliográfica, Educação Básica, Ensinos Específicos, Ensino de Pós Graduação, Ensino Superior, Estado da Arte e Formação Continuada. Dentre estas, diante do objetivo da pesquisa, foi dado maior enfoque à categoria Educação Básica. Tal categoria abrange as produções identificadas no contexto (categoria1) como: Educação Básica (quando o nível de ensino não era explicitado), Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Sistema Educacional. No período analisado, foram identificadas 63 produções nessa categoria, em um total de 268 trabalhos sobre Etnomatemática. Os dados obtidos foram expressos em uma tabela e, posteriormente, utilizados para um mapeamento destas produções. Tal procedimento apontou que os estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará e São Paulo, destacam-se no número de produções desta categoria. Perante esta análise, realizamos um levantamento sobre quem eram os orientadores dos trabalhos identificados e constatamos nomes importantes, que impulsionam as pesquisas em Etnomatemática no contexto de sala de aula na Educação Básica nestes estados. Os resultados apontam que, embora a Etnomatemática venha ganhando notoriedade no campo de pesquisa no Brasil, ainda há uma escassez de produções sobre esta temática voltadas à Educação Básica nas regiões Norte e Nordeste, sendo o Pará o único estado destas com um número expressivo de trabalho produzidos.
Palavras-chave Educação Matemática, Educação Básica, Formação em Etnomatemática.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.