Resumo |
No contexto educacional atualmente, é imperativo que os alunos sejam incentivados a ter contato com a tecnologia, visando prepará-los para um mundo e um mercado de trabalho cada vez mais digital. Nesse sentido, a utilização da robótica tem se mostrado uma abordagem promissora, uma vez que é capaz de tornar o aluno uma peça ativa de sua aprendizagem e promover a interdisciplinaridade, proporcionando uma visão mais pessoal e integrada do conhecimento. A robótica educacional permite que os alunos experimentem na prática conceitos e habilidades das áreas de programação, eletrônica, mecânica, matemática, ciências e até mesmo de linguagem e comunicação. E também, ao trabalhar em projetos de robótica, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe e comunicação. Em vista disso, a robótica se mostra mais vantajosa que outros métodos, pois eles aprendem a lidar com desafios reais, a planejar e executar suas ideias, a tomar decisões e a avaliar resultados que são habilidades essenciais no mercado de trabalho. Entretanto, esse tipo de ensino enfrenta algumas dificuldades visto a atual situação da educação básica no brasil, entre elas a estrutura precária, o baixo investimento, e a falta de incentivo ao uso de ferramentas digitais para aprimoramento do estudo. Para suprir tais lacunas, o desenvolvimento desse projeto contou com apoio de 3 plataformas principais que proporcionam maior acessibilidade ao aluno, que são: Google Classroom, ClassDojo (uma plataforma de gamificação do ensino) e o simulador Open Roberta Lab que permite o contato com a robótica sem necessidade de possuir fisicamente os materiais para tal. Considerando um cenário pós pandêmico que obrigou os profissionais da educação a migrarem para o meio digital e causou grande dependência tecnológica dos estudantes (principalmente aqueles em fase de desenvolvimento cognitivo), é crucial adaptar esse instrumento de forma satisfatória, o que pode ser feito por meio da gamificação. Dessa forma, o projeto focou no desenvolvimento de formas de ensino da robótica por meio de ferramentas inclusivas e que fazem parte da nova onda de desenvolvimento contemporâneo, capaz de proporcionar uma experiência de aprendizagem enriquecedora, aumentando o interesse pela área e preparando os participantes para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico. |