Resumo |
O presente trabalho relata a atuação de residentes do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Núcleo Biologia na Escola Estadual Raul de Leoni. A escola se localiza no Bairro Santo Antônio, Viçosa – MG e recebe alunos do próprio bairro, da periferia e da zona rural. Estando na escola nos segmentos do Ensino Fundamental e Médio desde novembro de 2022, pudemos constatar a defasagem no processo de aprendizagem causada pela pandemia. É evidente a falta de conceitos prévios dos conteúdos curriculares, a dificuldade de leitura e interpretação de texto, o desinteresse pela escola e a falta de motivação para o aprendizado. É também notório o impacto emocional gerado pela falta de interação social no isolamento durante a pandemia. Com o fechamento prolongado das escolas e a transição para o ensino remoto, os estudantes, principalmente os da rede pública, enfrentaram graves desafios em sua educação, resultando em significativas lacunas no aprendizado. O ensino remoto representou um obstáculo para a maioria dos estudantes da rede pública, devido à falta de acesso adequado à internet e às tecnologias necessárias, impactando consideravelmente os alunos de baixa renda, o que intensificou as disparidades existentes entre ensino público e privado. No 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, um dos maiores problemas enfrentados vem sendo a dificuldade de leitura, compreensão e escrita de texto, sendo necessária a adaptação de atividades avaliativas para as séries a qual eles se encontravam antes da pandemia, a retomada de conteúdos e a realização de aulas que incentivam os estudantes na escrita e na leitura. Na 3º série do Ensino Médio, as lacunas criadas pelos anos de pandemia têm sido o grande obstáculo, sendo necessária a revisão de conceitos dos anos anteriores, essenciais para o entendimento do conteúdo previsto. Além disso, outro grande desafio no contexto do Ensino Médio é a existência de apenas duas aulas semanais de Biologia. Como residentes, esta experiência tem sido bastante impactante e desafiadora. Temos aprendido a lidar com situações individuais e coletivas o que têm proporcionado um crescimento para muito além da formação inicial na universidade. Entretanto, não basta constatar a atual realidade, é importante discutir o modelo educacional pós-pandemia em um esforço conjunto de governos, escolas, famílias, professores e comunidade para minimizar a defasagem escolar. Suporte socioemocional, programas de recuperação de aprendizagem, adaptados às necessidades individuais dos alunos, entre outras atividades são estratégias de enfrentamento urgentes para diminuir a defasagem da aprendizagem e as consequências atreladas a ela. Nesse contexto, o Programa Residência Pedagógica vem se mostrando um grande aliado da escola, onde o trabalho conjunto entre residentes e preceptor possibilita a criação de aulas mais inclusivas que atendam a necessidade de cada aluno. |