"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18427

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Isabella Bazoni Lugao
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Bianca Ellen de Oliveira, Laís Pereira Botelho, Soraia Santos de Oliveira Rodrigues Silva
Título Os impactos da pandemia no aprendizado de alunos da Educação Básica e na formação de futuros professores
Resumo O presente trabalho relata a atuação de residentes do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Núcleo Biologia na Escola Estadual Raul de Leoni. A escola se localiza no Bairro Santo Antônio, Viçosa – MG e recebe alunos do próprio bairro, da periferia e da zona rural. Estando na escola nos segmentos do Ensino Fundamental e Médio desde novembro de 2022, pudemos constatar a defasagem no processo de aprendizagem causada pela pandemia. É evidente a falta de conceitos prévios dos conteúdos curriculares, a dificuldade de leitura e interpretação de texto, o desinteresse pela escola e a falta de motivação para o aprendizado. É também notório o impacto emocional gerado pela falta de interação social no isolamento durante a pandemia. Com o fechamento prolongado das escolas e a transição para o ensino remoto, os estudantes, principalmente os da rede pública, enfrentaram graves desafios em sua educação, resultando em significativas lacunas no aprendizado. O ensino remoto representou um obstáculo para a maioria dos estudantes da rede pública, devido à falta de acesso adequado à internet e às tecnologias necessárias, impactando consideravelmente os alunos de baixa renda, o que intensificou as disparidades existentes entre ensino público e privado. No 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, um dos maiores problemas enfrentados vem sendo a dificuldade de leitura, compreensão e escrita de texto, sendo necessária a adaptação de atividades avaliativas para as séries a qual eles se encontravam antes da pandemia, a retomada de conteúdos e a realização de aulas que incentivam os estudantes na escrita e na leitura. Na 3º série do Ensino Médio, as lacunas criadas pelos anos de pandemia têm sido o grande obstáculo, sendo necessária a revisão de conceitos dos anos anteriores, essenciais para o entendimento do conteúdo previsto. Além disso, outro grande desafio no contexto do Ensino Médio é a existência de apenas duas aulas semanais de Biologia. Como residentes, esta experiência tem sido bastante impactante e desafiadora. Temos aprendido a lidar com situações individuais e coletivas o que têm proporcionado um crescimento para muito além da formação inicial na universidade. Entretanto, não basta constatar a atual realidade, é importante discutir o modelo educacional pós-pandemia em um esforço conjunto de governos, escolas, famílias, professores e comunidade para minimizar a defasagem escolar. Suporte socioemocional, programas de recuperação de aprendizagem, adaptados às necessidades individuais dos alunos, entre outras atividades são estratégias de enfrentamento urgentes para diminuir a defasagem da aprendizagem e as consequências atreladas a ela. Nesse contexto, o Programa Residência Pedagógica vem se mostrando um grande aliado da escola, onde o trabalho conjunto entre residentes e preceptor possibilita a criação de aulas mais inclusivas que atendam a necessidade de cada aluno.
Palavras-chave pós-pandemia, defasagem escolar, residência pedagógica
Forma de apresentação..... Vídeo
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