Resumo |
Atualmente os estudos sobre microbiologia possuem inúmeras contribuições em benefício da humanidade, principalmente nas áreas da saúde, agricultura, indústria alimentícia e cosmética. Além disso, os microrganismos podem ser uma excelente abordagem didática para demonstrar como funciona o metabolismo dos seres vivos, isso porque possuem um ciclo de vida curto e suas reações metabólicas acontecem de forma mais rápida. Desta forma, foi realizado um experimento com alunos do primeiro ano do ensino médio em uma escola pública federal no município de Florestal-MG. Utilizando a levedura Saccharomyces cerevisiae, um fungo anaeróbio facultativo. Ao qual os estudantes foram estimulados a investigar a rota metabólica envolvida e quais são os principais fatores que a influenciam (temperatura, disponibilidade de nutrientes e pH). Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver estratégias didáticas que auxiliem o docente, aplicando uma prática investigativa de maneira que os estudantes relacionem o aprendizado teórico em sala de aula com as reações químicas observadas. Para isso, foram utilizados sachês com 10g de fermento biológico em cinco tratamentos diferentes: T1=temperatura ambiente, com açucar; T2= temperatura ambiente sem açúcar; T3=temperatura elevada com açúcar T4=temperatura ambiente com açúcar e PH ácido e T5=água gelada com açúcar. Em cada frasco foi colocado um balão bem vedado no gargalo. Logo, a cada 5 minutos foi realizada uma avaliação da fermentação. Após a aula prática os alunos foram reunidos e foi realizado uma discussão sobre o que eles acharam que sobre os resultados e como as variáveis ambientais afetaram o experimento. Os alunos perceberem que temperaturas extremas afetam o metabolismo das leveduras, assim como a falta de nutrientes, e que existe uma condição ótima para o desenvolvimento dos microrganismos. Além disso, os alunos responderam um questionário em uma folha destacada e entregaram para avaliação. A resposta dos estudantes à metodologia aplicada foi positiva e proativa, se tratando de algo diferente do habitual, onde eles precisam entender o fenômeno que estava ocorrendo no experimento, relacionar com a teoria e interpretar isso para responder às questões. |