"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18424

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Geisevânia da Silva Martins
Orientador EDSON SOARES FIALHO
Outros membros ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA, Marco Túlio da Cunha Silva Moreira, Yann Nogueira Mateus Costa
Título Trabalho de campo na Geografia: uma breve análise da transversalidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
Resumo O seguinte artigo apresenta um estudo sobre a importância do trabalho de campo na ciência geográfica, destacando sua relação com o ensino, a pesquisa e a extensão. O trabalho de campo é um método de pesquisa que envolve a coleta de dados e informações por meio da observação direta e interação com o espaço geográfico. O campo desempenha um papel fundamental na produção de conhecimento geográfico, fornecendo dados únicos e valiosos que não podem ser obtidos por outros métodos. O trabalho de campo na Geografia é um momento essencial para a produção de conhecimento alternativo, mediado por uma prática teoricamente orientada (THOMAZ Jr., 2005).
A pesquisa em questão tem como objetivo apresentar e discutir o papel do trabalho de campo na coleta de dados, informações e experiências no ambiente natural, bem como sua contribuição para a compreensão científica e o avanço do conhecimento geográfico. Buscando explorar e discutir a importância do trabalho de campo dentro da ciência geográfica. Inicialmente, abordando o conceito de trabalho de campo e sua relevância para a Geografia. Para fundamentar a construção do artigo, foram utilizados como fundamentação teórica autores como, Antônio Thomaz Jùnior (2005), que busca entender o conceito de trabalho de campo, Bernad Kayser (1985), que traz em suas pesquisas a relação do campo com a geografia e Vânia Santos Figueiredo conjuntamente com Sueli Astro Silva (2009) que também focam suas pesquisas nesse âmbito do ensino.
O artigo visa investigar a importância e a relevância do trabalho de campo na ciência geográfica, especialmente no contexto do Ensino, Pesquisa e Extensão. Buscando destacar a relação do trabalho de campo com o ensino, evidenciando como ele possibilita uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, e com a pesquisa e a extensão, demonstrando como o campo é fundamental para a produção de conhecimento.
No contexto do ensino, o trabalho de campo oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar e contextualizar os conceitos geográficos de forma prática. Desse modo, o trabalho de campo torna-se eficaz em sua proposta e deve ser precedido de uma discussão em sala de aula, levando os alunos a discutir a temática que será problematizada em campo (SOUZA e PEREIRA,2019).
Em conclusão, o trabalho de campo mostra-se essencial para a ciência geográfica, pois fornece dados, informações e experiências fundamentais para o ensino, a pesquisa e a extensão. Possibilitando uma compreensão mais completa e precisa dos fenômenos geográficos, contribuindo para o avanço do conhecimento geográfico e sua aplicação prática para sociedade.
Palavras-chave Trabalho de campo, Geografia, Ensino.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,59 segundos.