ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Geografia |
Setor | Departamento de Geografia |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Geisevânia da Silva Martins |
Orientador | EDSON SOARES FIALHO |
Outros membros | ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA, Marco Túlio da Cunha Silva Moreira, Yann Nogueira Mateus Costa |
Título | Trabalho de campo na Geografia: uma breve análise da transversalidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. |
Resumo | O seguinte artigo apresenta um estudo sobre a importância do trabalho de campo na ciência geográfica, destacando sua relação com o ensino, a pesquisa e a extensão. O trabalho de campo é um método de pesquisa que envolve a coleta de dados e informações por meio da observação direta e interação com o espaço geográfico. O campo desempenha um papel fundamental na produção de conhecimento geográfico, fornecendo dados únicos e valiosos que não podem ser obtidos por outros métodos. O trabalho de campo na Geografia é um momento essencial para a produção de conhecimento alternativo, mediado por uma prática teoricamente orientada (THOMAZ Jr., 2005). A pesquisa em questão tem como objetivo apresentar e discutir o papel do trabalho de campo na coleta de dados, informações e experiências no ambiente natural, bem como sua contribuição para a compreensão científica e o avanço do conhecimento geográfico. Buscando explorar e discutir a importância do trabalho de campo dentro da ciência geográfica. Inicialmente, abordando o conceito de trabalho de campo e sua relevância para a Geografia. Para fundamentar a construção do artigo, foram utilizados como fundamentação teórica autores como, Antônio Thomaz Jùnior (2005), que busca entender o conceito de trabalho de campo, Bernad Kayser (1985), que traz em suas pesquisas a relação do campo com a geografia e Vânia Santos Figueiredo conjuntamente com Sueli Astro Silva (2009) que também focam suas pesquisas nesse âmbito do ensino. O artigo visa investigar a importância e a relevância do trabalho de campo na ciência geográfica, especialmente no contexto do Ensino, Pesquisa e Extensão. Buscando destacar a relação do trabalho de campo com o ensino, evidenciando como ele possibilita uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, e com a pesquisa e a extensão, demonstrando como o campo é fundamental para a produção de conhecimento. No contexto do ensino, o trabalho de campo oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar e contextualizar os conceitos geográficos de forma prática. Desse modo, o trabalho de campo torna-se eficaz em sua proposta e deve ser precedido de uma discussão em sala de aula, levando os alunos a discutir a temática que será problematizada em campo (SOUZA e PEREIRA,2019). Em conclusão, o trabalho de campo mostra-se essencial para a ciência geográfica, pois fornece dados, informações e experiências fundamentais para o ensino, a pesquisa e a extensão. Possibilitando uma compreensão mais completa e precisa dos fenômenos geográficos, contribuindo para o avanço do conhecimento geográfico e sua aplicação prática para sociedade. |
Palavras-chave | Trabalho de campo, Geografia, Ensino. |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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